segunda-feira, 12 de março de 2018

TEXTO PARA ATIVIDADES 495059 AULA



Educação Especial: Plano Planejamento Político Pedagógico – PPP


Centro de Atendimento Educacional Especializado
PPP
2ª. Edição - 2018

Especialista Professor César Augusto Venâncio da Silva









CAEE – PPP – Educação Especial

Editora
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Volume I


Dedicação Especial.

Dedico esta obra a educadora Licenciada em Pedagogia, Professora Ray Rabelo, especialista pós-graduada em curso acadêmico universitário, em Educação Especial, Psicopedagoga, e especialista em AEE.

Esta obra é dedicada a Presidente do INESPEC, gestão 2013-2019, precursora de toda a história da Rede CECU INESPEC. Fundadora e primeira presidente, no segundo mandato. Como ela sempre estimula (...) O AEE prevê o pleno desenvolvimento dos cidadãos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação; garante o direito à escola para todos; e coloca como princípio para a Educação o "acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um".



RESUMO - FARMACOLOGISTA CLÍNICO (Pesquisador), ESPECIALISTA pela FACULDADE ATENEU, Fortaleza, Ceará, 2015(Matrícula 0100.120.102.201.775). PSICOPEDAGOGO CLÍNICO - ESPECIALISTA pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, no Ceará (2010). Profissional em exercício na Clínica PSICOPEDAGÓGICA Especializada no seguimento ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - Educação Especial (2007-2015). Escritor científico, publicista (desde 2004). Em 2010 inicia o desenvolvimento de pesquisas na área de NEUROCIÊNCIA CLÍNICA APLICADA A EDUCAÇÃO: - MAPEAMENTO CEREBRAL - Síndromes com repercussão na deficiência intelectual, distúrbios e transtornos neuropsicobiológico. Professor de Farmacologia Aplicada, com vários livros publicados no Brasil. Mestrando no Programa de Psicologia Clínica (LINHA DE PESQUISA: NEUROCIÊNCIA CLÍNICA APLICADA) da Universidade Interamericana, com sede na Cidade de Assuncion, Paraguai. Professor de Neurociência Aplicada, com vários livros publicados no Brasil. Jornalista Científico com registro profissional no MINISTÉRIO DO TRABALHO DO GOVERNO FEDERAL DO BRASIL, registro 2881-SRT/Mtb-Ceará. Diretor Técnico do CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA (2010-2019). Em 2013 inicia o desenvolvimento de pesquisas na área de Farmacovigilância: com fins de fixar diretrizes técnicas e científicas no USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS-URM (Projeto com linha de pesquisa final a ser desenvolvida em um DOUTORADO, aguardando financiamento para os dois ciclos, nos termos de anteprojeto apresentado a entidade acadêmica). Jornalista/Editor da REDE VIRTUAL EAD INESPEC, Brasil. 2010/2019. Conferencista em Seguimentos de Gerontologia, Neurociência Aplicada e Farmacologia Clínica. Editor de diversos sítios na internet. Escritor em Gerontologia, Neurociência Aplicada e Farmacologia Clínica. Discente do Curso de Licenciatura em Biologia, Universidade Metropolitana de Santos (MT 1417543904). Vice Presidente do INSTITUTO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA INESPEC - 2007-2013 e 2013-2019. Diretor do Centro de Atendimento Educacional Especializado da Região Metropolitana de Fortaleza - CAEE? Primeiro mandato - 2010-2014 e SEGUNDO MANDATO - 2015-2020. Diretor-Geral do CENTRO DE ENSINO E CULTURA UNIVERSITÁRIA (2015-2016).

Pensamentos conexos.

Professor César Augusto Venâncio da Silva – Especialista, Psicopedagogo pela Universidade Estadual Vale do Acaraú –Ceará. Farmacologista Clínico pela FACULDADE ATENEU. Escritor. Diretor do Centro de AtendimentoEducacional Especializado do INESPEC – 2010-2016. Autor e revisor do PPP da Educação Especial INESPEC nos anos de 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015. Diretor da Educação a Distãncia CECU. Jornalista, registro 2881-MTB-Ceará.

“Compartilhar a elaboração é essencial para uma gestão democrática. O gestor puramente técnico e não acadêmico ver na maioria, com ressalvadas exceções, o PPP como uma mera formalidade a ser cumprida por exigência legal - no caso, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996. Essa é uma das razões pelas quais ainda há quem prepare o documento às pressas, sem fazer as pesquisas essenciais para retratar as reais necessidades da escola, ou simplesmente copie um modelo pronto”.

Ligia Braz · UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia.

“Se a comunidade conhecesse mais sobre o que é o Projeto PPP, sua importância para escola, quias foram e estão sendo as dificuldades encontradas e quais as metas que foram alcançadas no decorrer do processo de sua aplicabilidade; talvez de posse dessas informações, ficasse mais claro e entendível para a comunidade e todos que fazem parte desta construção a importância do PPP para escola. E como consequência a participação do coletivo seria mais ativa e mais comprometida. Partindo do ponto de vista que quando eles passam a conhecer mais como a coisa está funcionando fica mais fácil compreender e participar mais ativamene dando sugestões e opinando positivamente e/ou negativamente. Enfim, acho que de posse do conhecimento o coletivo participaria com mais propriedade, no sentido de ajudar a construir e reconstruir o PPP, quando necessário. Quando temos pouco conhecimento de algo muitas das vezes ficamos mais na condição de ouvinte ou questionadoras”.

Gloria Teixeira · Professor em Prefeitura de São José dos Campos.

“Infelizmente como apontado acima há gestores de colégios que compram o PPP não tem interesse de explicar a comunidade carente sobre a importancia de um PPP”.

Maria Soares Teixeira · Guanambi, Bahia, Brazil.

“PPP é a essência da escola, é o coração pulsando. Na escola existe gente, o PPP deve ser construido com a participação da comunidade, com a nossa gente, com a interação de todos. Projeto é vida”.

Bárbara Serpa · Orientadora Educacional - Pedagoga em Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú.

“Acredito que nenhum pedagogo, ou instituição de Educação Infantil deve se abster de seguir o PPP em sua instituição, se não houver, deve ser elaborado para nortear o processo educativo, sendo sua ausência ou indefinição, considerada como um dos fatores responsáveis pela improdutividade da escola pública e dos sistemas de ensino de um modo geral”.

Ana Karina Santos Costa · Trabalha na empresa Prefeitura de São Paulo.

“PPP para mim como pedagoga e um instrumento funddamental”.

Arlete Almeida · Professora em Prefeitura Municipal de Boca da Mata.

“É de suma importância a criação do PPP. E ele deve ser feito de forma consciente com a participação de todos, num processo democrático. Garantindo a todos uma Gestão Democrática”.

Lourdinha Araujo · Alunos IBGM.

“PPP e a alma deu ma escola muito importânte onde temos s a alcançar e metas , sonhos para serem realizados sempre tenha em mãos lado a lado”

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