Educação Especial: Plano Planejamento Político
Pedagógico – PPP
Centro de Atendimento Educacional Especializado
PPP
2ª. Edição - 2018
Especialista
Professor César Augusto Venâncio da Silva
CAEE – PPP – Educação Especial
EMENTÁRIO
CARGA HORÁRIA 120 HORAS
SISTEMA EAD.
- Dedicação
Especial...................................................
- Do
autor........................................................................
- Pensamentos...............................................................
conexos..........................................................................
- Capítulo
I.......................................................................
- Introdução....................................................................
- O Plano Nacional dos Direitos da
Pessoa com Deficiência – Plano Viver sem
Limite.............................................................................
- São diretrizes do Plano Viver
sem
Limite.............................................................................
- São eixos de atuação do Plano
Viver sem
Limite..............................................................................
- O Comitê Gestor será
composto..........................
- Compete ao Grupo
Interministerial...................
- Os membros do Grupo
Interministerial.........................................................
- O Plano Viver sem Limite será
custeado.......................................................................
- O histórico e o surgimento do
Projeto Político............................................................................
Pedagógico....................................................................
- LDB - Estabelece as diretrizes e
bases da educação
nacional.....................................................
- LEI FEDERAL Nº 9.394, DE 20 DE
DEZEMBRO DE 1996................................................
- Da Organização da Educação
Nacional............
- A formação de
professores....................................
- O que é o Projeto Político
Pedagógico..............
- Na prática, o documento
estipula.......................
- Projeto político-pedagógico
(PPP).....................
- Conceitos que dão forma ao
Projeto Político
Pedagógico...................................................................
- Outras informações referenciadas,
precisa....
- QUEM DEVE SE ENVOLVER OU SER
RESPONSÁVEL pela elaboração e revisão do Projeto Político
Pedagógico..................................
- Não existe um formato
correto............................
- Já na finalização do
documento...........................
- O Projeto Político Pedagógico
deve ser revisto periodicamente...........................................
- Entende o Professor César
Venâncio................
- O Diretor deve ter a
diligência.............................
- Comprar modelos prontos ou encomendar.................................................................
- O PPP a consultores
externos...............................
- Deixar o PPP guardado em
gavetas...................
- Ignorar os conflitos de
idéias...............................
- Confundir o PPP com relatórios
de projetos
institucionais...............................................................
- Compartilhar a
elaboração....................................
- Professor César Venâncio
propala.....................
- Elaboração precisa contemplar
os.....................
- PPP se configura numa ferramenta
de planejamento e avaliação.......................................
- Envolver a comunidade na
formação do
PPP...................................................................................
- Na elaboração do PPP, paradigmas..................
- Estrutura das Revoluções
Científicas................
- As instituições escolares tem
objetivos........................................................................
- O designado pelas sigla
PPP..................................
- Scholé &
schola...........................................................
- O aspecto antropológico
funcional da entidade
escola...........................................................
- A sua interpretação de
sociedade.......................
- A escola e o PPE em uma visão
ideológica de estado democrático e de resultado....................
- A palavra
“escola”......................................................
- O termo
"instituição"..............................................
- Sistemas formais de
educação.............................
- A escola pode
funcionar..........................................
- A LDB e os
sistemas educacionais......................
- Da
Educação................................................................
- Dos Princípios e Fins da
Educação
Nacional.........................................................................
- Do Direito à Educação e do Dever
de
Educar.............................................................................
- Da Organização da Educação Nacional............
- Dos Níveis e das Modalidades de
Educação e
Ensino..........................................................................
- Da Composição dos Níveis
Escolares................
- DA EDUCAÇÃO
BÁSICA...........................................
- Da
Educação Infantil................................................
- Do
Ensino Fundamental.........................................
- Do
Ensino Médio........................................................
- Da
Educação Profissional Técnica de Nível Médio..............................................................................
- Da
Educação de Jovens e Adultos.......................
- DA EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL...........................
- Da Educação Profissional e
Tecnológica
DA EDUCAÇÃO SUPERIOR..................................... - DA EDUCAÇÃO
ESPECIAL......................................
- Dos Profissionais da
Educação............................
- Dos Recursos
financeiros.......................................
- O Sistema de Ensino da
União..............................
- É instituída a Década da
Educação.....................
- As instituições educacionais
adaptarão.....................................................................
- Escolas exclusivas
para crianças com “necessidades especiais”, ou deficientes.........
- Da Lei Federal no 7.853, de 24
de outubro de 1989..........................................................................
- As normas desta Lei visam
garantir às pessoas portadoras de
deficiência.....................................................................
- Na área da
educação.................................................
- As medidas destinadas à proteção
pessoa com
deficiência...........................................................
- Planos, programas e projetos
sujeitos a prazos e objetivos determinados.............................................................
- Compete à
Corde.......................................................
- Do DECRETO Nº
3.298, DE 20 DE DEZEMBRO DE
1999...............................................
- A Política Nacional para a
Integração da
Pessoa............................................................................
- Conceitos
de deficiência.........................................
- É considerada pessoa portadora
de deficiência a que se enquadra nas categorias.....................................................................
- Dos
Princípios.............................................................
- Das
Diretrizes..............................................................
- Dos
Objetivos...............................................................
- Dos
Instrumentos......................................................
- Dos Aspectos
Institucionais..................................
- Da Equiparação de
Oportunidades....................
- Da
Saúde........................................................................
- Do
Acesso à Educação..............................................
- Da
Habilitação e da Reabilitação
Profissional...................................................................
- Do
Acesso ao Trabalho............................................
- Da
Cultura, do Desporto, do Turismo e do
Lazer................................................................................
- Da Política de Capacitação de
Profissionais Especializados.............................................................
- Da Acessibilidade na
Administração Pública
Federal...........................................................................
- Do Sistema Integrado de
Informações.................................................................
- Plano Plurianual de
Investimentos e Plano Nacional de Ações Integradas na Área das
Deficiências.
...............................................................
- O papel do psicopedagogo no PPP
do Centro de Atendimento Educacional Especializado.
- A partir do momento em que uma
pessoa recebe o diagnostico de deficiente
mental...........................................................................
- Recomendamos a inclusão no PPP da EDUCAÇÃO PRÉ
– ESCOLAR PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. ......................................................................................... .
- Entende-se por educação
especial.....................
- Os educandos com
deficiência, transtornos globais.
..........................................................................
- LEI Nº 12.796, DE 4 DE ABRIL DE
2013..........
- Atendimento educacional
especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais
do desenvolvimento......................................................
- A educação infantil será
organizada com regras
comuns............................................................
- A formação de docentes para
atuar na educação
básica.........................................................
- Garantir-se-á formação
continuada para os profissionais.
..............................................................
- Lei Federal nº
13.234, de 2015............................
- Identificação, cadastramento e o
atendimento.................................................................
- DSM-5. E o Planejamento PPP para
Centro de Atendimento Educacional
Especializado...............................................................
- Foram introduzidos novos
conceitos
diagnósticos.................................................................
- O PPP deve encarar os termos.............................
- No PPP deve ficar atento para a
CLASSIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS
ESPECIAIS..................................................
- Inclusão no PPP da EDUCAÇÃO PRÉ
– ESCOLAR PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS...................................
- Temos ciência da existência de
diversas
leis...................................................................................
- Crianças com necessidades
especiais........................................................................
- A validade da educação especial
na PRÉ – ESCOLAR PARA CRIANÇAS COM
NECESSIDADES..........................................................
- Diversas leis que garantem a
diversidade..................................................................
- Principais
dispositivos, por ordem
cronológica...................................................................
- Por tipo de
documentos..........................................
- UM CASO
CONCRETO..............................................
- ALERTA!!!....................................................................
- Esse acompanhamento - a Educação
Especial - Várias leis e documentos internacionais estabeleceram os
Direitos das pessoas com deficiência no nosso
país...................................................................................
- Como diz o Professor César
Venâncio..............
- Ao elaborar o PPP a equipe não pode
perder de vista a nova regulamentação para as regras da educação
especial.................................
- LEI
Nº 12.796, DE 4 DE ABRIL DE 2013.........
- O princípio está na capacidade de
crescimento do ser humano, que é
ilimitada.......................................................................
- Diagnóstico e
Classificação....................................
- Bibliografia...................................................................
- Capítulo
II.....................................................................
- INSTITUTO DE
ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA.....................................
- CENTRO DE
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA.................
- Projeto
Político-Pedagógico..............................
- Escola de
Aplicação de AEE...............................
- INTRODUÇÃO................................................
- Da entidade mantenedora da REDE VIRTUAL INESPEC. Incluso o
CAEE............
- MANTENEDORA............................................
- O objetivo específico do INESPEC..................
- Aspectos institucionais do AEE na República
Brasileira...........................................................
- DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE
2011.....................................
- De acordo com o disposto nesses documentos
- No CAEE – Dois aspectos importantes...........
- Atribuições do centro de AEE...........................
- Atribuições do Professor do Atendimento Educacional
Especializado................................
- DA CONTEXTUALIZAÇÃO..........................
- Contextualização Histórica...............................
- Contextualização Local.....................................
- Do CAEE..........................................................
- DA CRIAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO.............
- DOS PRINCÍPIOS E FINALIDADES............
- DA NATUREZA E DOS FINS........................
- DOS OBJETIVOS............................................
- Elaboração coletiva do Projeto
Político-Pedagógico........................................................
- Dos Princípios Filosóficos da Escola................
- DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA..................
- Dos Objetivos Gerais da Escola e dos Níveis de
Ensino...........................................................
- DAS CONCEPÇÕES E PRINCÍPIOS..............
- Concepção de Escola.........................................
- Concepção de Currículo....................................
- OBJETIVOS.....................................................
- METODOLOGIA…………………………….
- Concepção de Avaliação na
Educação Especial – AEE.................................................
- EDUCAÇÃO ESPECIAL.................................
- Da Educação.....................................................
- Dos Princípios e Fins da Educação
Nacional............................................................
- Do Direito à Educação e do Dever de Educar
- ...........................................................................
- DA EDUCAÇÃO ESPECIAL..........................
- Especificidade do CAEE INESPEC..................
- DECLARAÇÃO DE SALAMANCA...............
- NOVAS CONCEPÇÕES SOBRE NECESSIDADES EDUCATIVAS
ESPECIAIS.......................................................
- DIRECTRIZES DE ACÇÃO A NÍVEL
NACIONAL......................................................
- POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO.......................
- FATORES ESCOLARES.................................
- Versatilidade do Currículo................................
- Informação e Investigação................................
- RECRUTAMENTO E TREINO DE PESSOAL
DOCENTE......................................
- SERVIÇOS EXTERNOS DE APOIO..............
- ÁREAS PRIORITÁRIAS.................................
- Preparação para a vida adulta............................
- PERSPECTIVAS COMUNITÁRIAS..............
- Colaboração dos pais.........................................
- RECURSOS NECESSÁRIOS..........................
- DIRETRIZES DE AÇÃO A NÍVEL REGIONAL E INTERNACIONAL
................
- CURRÍCULO....................................................
- Avaliação: Intróito............................................
- E nos casos impossíveis de avaliação
formativa?.........................................................
- Avaliação no AEE.............................................
- REPROVAÇÃO NÃO É BENÉFICA AO
ALUNO.............................................................
- SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM
RELATÓRIOS..................................................
- Concepção de Inclusão......................................
- Concepção de Professor/a e Aluno/a.................
- Perfil do/a Professor/a.......................................
- Edtal n.o. 2-CAEE PRT 40511/2011, de 1 de novembro de
2011.............................................
- INTRODUÇÃO................................................
- Organização e Prática Pedagógica....................
- DAS INSCRIÇÕES..........................................
- Dentro do planejamento serão ainda ministrados cursos nas
seguintes áreas.............
- SINDROME DE WEST....................................
- PARALISIA CEREBRAL................................
- MIELOMENIGOCELE....................................
- DEFICIENCIA VISUAL..................................
- DEFICIENCIAS MULTIPLAS........................
- TRANSTORNO DE CONDUTA.....................
- DEFICIENCIA AUDITIVA.............................
- DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM.........
- SINDROME DE DOWN..................................
- AUTISMO........................................................
- MICROCEFALIA............................................
- HIPERATIVIDADE.........................................
- SINDROME DE SECKEL...............................
- DEFICIENCIA INTELECTUAL.....................
- CAEE................................................................
- Edtal n.o. 9-CAEE PRT 336882, de 29 de novembro de
2012.............................................
- Edital nº 39 - CAEE, PRT 729874 de 11 de dezembro
2013..................................................
- Edital nº 55 - CAEE, PRT 1.119.0712, de 11 de janeiro de
2014.............................................
- Perfil do/a Aluno/a............................................
- Especificamente em relação ao AEE o CAEE INESPEC adota
os............................................
- Edital n.o. 50/2014 - CAEE VP PRT 750719.253 DE 6 de abril de
2014....................
- DA ORGANIZAÇÃO E DA AÇÃO................
- Princípios Orientadores.....................................
- Da Educação Básica..........................................
- O INESPEC manterá o NÚCLEO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO CENTRO DE
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA
CAEERMF-INESPEC DO INSTITUTO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E
CULTURA........................................................
- Da Educação Profissional Continuada..............
- DECRETO Nº 5.840, DE 13 DE JULHO DE
2006...................................................................
- DECRETO Nº 5.154 DE 23 DE JULHO DE
2004...................................................................
- A Educação Profissional, no CAEE INESPEC
- Os Planos dos Cursos Técnicos.........................
- No AEE Educação Continuada
Aperfeiçoamento...............................................
- A entidade INESPEC CAEE projeta os
ONLINE DE EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA...
- CL no CAEE INESPEC....................................
- Nota da ASSEJUR/INESPEC...........................
- Conclusão..........................................................
- LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE
1996...................................................................
- Da Educação......................................................
- Dos Profissionais da Educação.........................
- A quem interessa, possa, recomendamos..........
- Plataforma Lattes..............................................
- CNPQ – Cadastro dos docentes do CAEE........
- Qual a importância da plataforma para os pesquisadores?...................................................
- Da Educação de Jovens e Adultos....................
- AEE e EDUCAÇÃO DE JOVENS E
ADULTOS........................................................
- Constituição, com informações atualizadas até a presente data,
quarta-feira, 21 de janeiro de
2015...................................................................
- PREÂMBULO..................................................
- DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS...........
- DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO......................................................
- DA EDUCAÇÃO..............................................
- Dialética............................................................
- Interdisciplinaridade..........................................
- INESPEC E CAEE como Espaço para a
Pesquisa.............................................................
- Avaliação...........................................................
- Da Avaliação Institucional. ..............................
- Da Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem...................................................
- Conselho de Classe...........................................
- Nessa perspectiva o Conselho de Classe
objetiva..............................................................
- Pré – Conselho..................................................
- Conselho de Classe Participativo......................
- Relatório de Avaliação......................................
- Constituição de Turmas.....................................
- Da Metodologia de Ensino................................
- Planos de Estudo...............................................
- Planos de Trabalho dos Professores..................
- DA OPERACIONALIZAÇÃO.........................
- Da
Gestão..........................................................
- Educação Básica................................................
- Projetos..............................................................
- CONSIDERAÇÕES FINAIS............................
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............
- Presidência do INESPEC..................................
- Colegiado de assessores....................................
- ANEXOS...........................................................
- INCORPORADOS NA PRIMEIRA EDIÇÃO
2015...................................................................
- Ofício Circular nº. 1.119.1033/2015. Do: Secretário Geral do
INESPEC. A Comunidade interna do INESPEC e ao público em geral......
- Assunto: PLANO DE TRABALHO – 2015-2020. Tipo de Deficiência:
Intelectual Severa.
- PLTRB Instrumental 1.119.1032/2015.............
- PLANO DE TRABALHO................................
- Plano de AEE para Deficiência Intelectual - 2015-2020 -
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS MENTAIS
AEE - Espaço de Vivências Pedagógicas em desenvolvimento de decodificação.
SUGESTÕES DIALÉTICAS PARA DESENVOLVER..................................
- Ofício Circular nº. 1.119.1034/2015. Do: Secretário Geral do
INESPEC. A Comunidade interna do INESPEC e ao público em geral. Assunto: PLANO DE TRABALHO – 2015-2020.
PLANO DE TRABALHO Plano de AEE Deficiência: Retardo Mental e Atraso
neuropsicomotor................................................
- PLTRB Instrumental 1.119.1032/2015 - PLANO DE TRABALHO - Plano de
AEE Deficiência: Retardo Mental e Atraso neuropsicomotor -
2015-2020...........................
- ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO............................................
- DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS
MENTAIS.........................................................
- AEE...................................................................
- Espaço de Vivências Pedagógicas em desenvolvimento de
decodificação...................
- SUGESTÕES DIALÉTICAS PARA
DESENVOLVER..............................................
- PLANO DE AEE PARA ALUNOS ADMITIDO COM QUADRO NOSSOGRÁFICO DEMREMAN
- Deficiência: Retardo Mental e Atraso
neuropsicomotor................................................
- PLANO DO AEE – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO..............
- Ofício Circular nº. 1.119.5178/2015. Do: Secretário Geral do
INESPEC. Assunto: PLANO DE TRABALHO
– 2015-2020. PLANO DE TRABALHO Plano de AEE Deficiência: Síndrome de
Seckel – EXCLUSIVO PARA O ATENDIMENTO DE UM CASO JÁ PRE EXISTENTE NO
INESPEC DESDE 2010....................................
- RELATÓRIOS DE ATENDIMENTOS PARCIAIS – DADOS EM LEVATAMENTO OFICIAL
- ATA DA SESSÃO 1757ª; 1758ª, 1759ª, 1761ª
REUNIÃO DELIBERATIVA – ADL NÚMERO PRT 577141/2013. O RELATÓRIO PARA
O TURNO DA TARDE NO PRIMEIRO SEMESTRE, EM RELAÇÃO AO
AEE............................................................
- DADOS ESTATÍSTICOS AEE-2013-PRIMEIRO SEMESTRE……………………
- TURMAS NO TURNO DA TARDE………...
- TOTAL DE AEE NO SEMESTRE…………..
- RELAÇÃO DOS DOCENTES……………….
- DADOS ESTATÍSTICOS AEE-2013…..........
- PRIMEIRO SEMESTRE……………………..
- TURMAS NO TURNO DA TARDE………...
- NO ANO DE 2014 O RELATÓRIO................
- DADOS ESTATÍSTICOS AEE-2014..............
- PRIMEIRO SEMESTRE..................................
- SEGUNDO SEMESTRE..................................
- Modelo de Controle de Gestão..........................
- DESPACHO DE AUDITORIA.
112274/2014......................................................
- DESPACHO DE AUDITORIA.
112268/2014......................................................
- DESPACHO DE AUDITORIA.
112266/2014......................................................
- DESPACHO
112539/2014...............................
- Capítulo III……………………………………………….
- Apresentação...............................................................
- Prezados Diretores da
APAE/Eusébio –
Ceará...............................................................................
- PROJETO INCLUSÃO DIGITAL EM
ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO.........................................................
- Introdução....................................................................
- As APAEs tem como principal
missão prestar serviços de assistência social ..............
- Apresentação..............................................................
- Inclusão digital no
Brasil..........................................
- Com os esforços de
"inclusão digitais”.............
- A ALFABETIZAÇÃO DIGITAL e a
eficácia dos programas ou políticas de alfabetização .
- Justificativa..................................................................
- PROJETO
INCLUSÃO DIGITAL EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO.........................................................
- O Programa Nacional
de Informática na Educação (Proinfo)
..................................................
- LEI No 10.172,
DE 9 DE JANEIRO DE 2001...............................................................................
- DA IGUALDADE
E DA NÃO DISCRIMINAÇÃO
- Por fim, a
inclusão digital contribui..................
- A
interatividade e a troca de
conhecimentos...........................................................
- Objetivos.......................................................................
- Projeto Inclusão Digital na
Escola......................
- TEMA - Inclusão Digital na
Escola......................
- PROJETO de Inclusão Digital nas
Escolas........
- A sala digital é mais uma
ferramenta................
- Objetivo
Geral..............................................................
- LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE
2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência
(Estatuto da Pessoa com
Deficiência).........................................................
- DO DIREITO À
EDUCAÇÃO....................................
- Objetivo
Específico...................................................
- Desenvolvimento......................................................
- DURAÇÃO DO
PROJETO.........................................
- METODOLOGIA..........................................................
- Recursos........................................................................
- Avaliação.......................................................................
- O PLANO DE AÇÃO ANUAL
.................................
- Considerações
finais.................................................
- LEI FEDERAL Nº 13.146, DE 6 DE
JULHO DE 2015................................................................................
- Referências
bibliográficas......................................
- Anexos............................................................................
- Currículo do
Projetista...........................................
- RESUMO - FARMACOLOGISTA
CLÍNICO(Pesquisador), ESPECIALISTA pela FACULDADE ATENEU, Fortaleza,
Ceará, 2015(Matrícula 0100.120.102.201.775).
- Notas para analise da direção da
APAE – Eusébio -
Ceará...........................................................
- Anexos............................................................................
- ASPECTOS
TÉCNICOS..............................................
- Parte II - Estrutura
Física.......................................
- O
Laboratório................................................................
- Segurança
Física..........................................................
- Equipamentos................................................................
- Hardware das Estações de
trabalho
- Sistema Operacional nas Estações
de Trabalho…………………………………………………..
- Hardware do Servidor………………………………
- Aterramento…………………………………………….
- Cabeamento e Ativos de
Rede…………………….
- Estrutura de
Passagem……………………………...
- Parte III - Estrutura
Lógica………………………..
- Plano de Endereçamento e
Denominação…...
- Software e Aplicativos
Educacionais………….
- Equipe Técnica…………………………………………
- Usuários……………………………………………………
- Custos de
Implementação………………………….
- Considerações
Finais…………………………………
- Anexos……………………………………………………..
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