INESPEC
– 2007-2015 - CNPJ 08.928.223.0001.25
CADASTRO
INEP-MEC 23512989
ORGANIZAÇÃO
SOCIAL
Instituto de Ensino Pesquisa, Extensão e Cultura.
SECRETARIA GERAL
PLTRB Instrumental 1.119.1032/2015
PLANO DE
TRABALHO
Plano de
AEE
Deficiência:
Retardo Mental e Atraso neuropsicomotor
2015-2020
ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS
MENTAIS
AEE
Espaço
de Vivências Pedagógicas em desenvolvimento de decodificação.
SUGESTÕES DIALÉTICAS PARA
DESENVOLVER
PLANO DE AEE PARA ALUNOS ADMITIDO COM QUADRO
NOSSOGRÁFICO DEMREMAN - Deficiência:
Retardo Mental e Atraso neuropsicomotor.
PLANO DO AEE – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO.
1.
IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO.
2.
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
3.
SÉRIE
4.
Tipo de Deficiência: Intelectual Severa
5.
Idade:
6.
Professor (ª) da sala de aula regular:
7.
Professor especializado:
8.
Período do plano:
(....)Trimestral.
(....)
Semestral.
(....)
Anual.
9.
RESUMO DO CASO(Relatar brevemente a vida
do(a) aluno(a); uso de medicações, necessidades do(a) aluno(a) e as principais
dificuldades e habilidades, etc.).
10.
Necessidades do(a) aluno(a): Melhoria no
seu processo neuropsicomotor e ofertar a maior participação nas atividades
escolares; Apropriação da leitura e da escrita; Maior desenvolvimento do
raciocínio lógico – matemático e da memorização. Conhecimento dos números e da
idéia da quantidade.
11.
OBJETIVOS.
Incentivar a
participação ativa do(a) aluno(a) na sua escolarização através de jogos
educativos e recreativos favorecendo a autonomia da mesma Possibilitar e estimular o desenvolvimento
cognitivo do(a) aluno(a), quanto à leitura e escrita, através de recursos como:
computador, livros, imagens, jogos e textos poéticos e musicais com estratégias
colaborativas com os colegas; Promover o avanço para superação dos níveis do
estágio do desenvolvimento intelectual e hipóteses da escrita através de
atividades desafiadoras e lúdicas que visando a apropriação do código
alfabético pelo(a) aluno(a); Identificar, organizar e planejar de forma
coletiva e colaborativa com o professor da sala de aula através de seleção de
estratégias e de recursos para a melhoria da aprendizagem do(a) aluno(a) e do
uso de metodologia diversificadas. Informar e orientar família acerca das
questões relativas à deficiência intelectual instigando a mesma a refletir
sobre a importância de sua participação no processo de desenvolvimento do(a)
aluno(a); Estimular o interesse do(a) aluno(a) pela apropriação dos conceitos
matemáticos desenvolvendo o raciocínio lógico através da idéia de adição.
12.
ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO.
1 - Período de atendimento: de fevereiro
a dezembro;
2 - Freqüência:
2(.....);3(.....);4(.....);5(.....);6(.....); no contra turno e
acompanhamento periódico na sala regular.
3 - Tempo de atendimento: ____horas
x _____= ......................
13.
Composição do atendimento:
1 - (......) coletivo
no contra turno e acompanhamento na sala regular.
2
- (......) individual no contra turno e acompanhamento na sala regular. 3 -
(......) individual no contra turno e sem
acompanhamento na sala regular.
4 - (......) coletivo no contra
turno e sem acompanhamento na sala regular.
14.
ATIVIDADES.
1. Para a estimulação
do desenvolvimento cognitivo, superação dos níveis do desenvolvimento
intelectual e apropriação da leitura e da escrita: Cartaz do alfabeto
maiúsculo/minúsculo e com as famílias silábicas para exposição na sala;
Apresentação das letras do alfabeto e dos numerais no computador; Uso de
recursos como: dominó de palavras, bingo de sílabas, dominó do alfabeto, quebra
– cabeça com as famílias silábicas, jogos de memórias; Trabalho utilizando
jogos de palavras e famílias silábicas; Uso do software no computador: Ciranda
da Inclusão para aprendizagem das famílias silábicas e jogos para fixação das
sílabas introduzidas; Ordenar sílabas para formar palavras; Manuseio de livros
de alfabetização despertando o interesse pela leitura; Exploração de jornais,
revistas e livros; Relação entre palavras a imagens para que o aluno construa e
avance em sua hipótese de escrita partindo do que ela já sabe; Uso de parlendas
em cartazes com exposição de forma contextualizada favorecendo o interesse pela
alfabetização e fluindo a aprendizagem do aluno; Recorte de revistas e colagem
de letras do alfabeto/sílabas para confecção de um minilivro de letras e
palavras já estudadas; Uso da escrita espontânea para aquisição do processo da
alfabetização; Softwares educativos e ambientes virtuais como páginas da web,
blogs, com jogos para desenvolvimento do raciocino e da cognição, como por
exemplo: o jogo das letras, disponível no site: www.smartkids.com.br, no qual
deverá entrar na opção “jogos” e escolher a opção “alfabeto”. Depois selecione
“alfabeto em português I” e por último, “jogar”. Este jogo visa incentivar a
habilidade motora do(a) aluno(a) no uso do mouse e a interação com as demais
crianças, além da aprendizagem do alfabeto. Trabalho de grupo, duplas de alunos
para promoção da aprendizagem colaborativa; Trabalho com músicas e cantigas
contextualizando as palavras, frases, interpretação do texto facilitando a
aprendizagem da escrita e da leitura; Folhas xerocadas com ditado mudo e
atividades da letra inicial de cada figura; Atividades da caça-palavras/sílabas
já aprendidas anteriormente. Trabalho com jogos recreativos, lúdicos e
educativos no computador.
2. Para o
desenvolvimento dos conceitos matemáticos, idéia de adição e raciocínio lógico:
Uso do computador e bingo de números; Apresentação de situações - problemas
desafiadoras; Utilização de uma prancha temática para aprendizagem dos
numerais: numerais com suas respectivas quantidades; Apresentação de atividades
com os números: unidades, dezenas e centenas, escrevendo-os por extenso.
Pesquisando em cartaz feito anteriormente; Atividades com jogos destinados a construções,
seriações e raciocínio lógico como: bloco lógico, material dourado, réguas
coloridas; Atividades com jogos no computador: Jogo nº 1: ‘Liga pontos’,
disponível no site: www2.uol.com.br/ecokids. Escolha, no meu à direita da tela,
a opção “Vamos jogar”. No jogo “ligue os pontos” (o terceiro da lista), abara a
janela clicando na setinha para baixo que fica ao lado do nome da brincadeira.
Selecione então, o Jogo 1. Este jogo visa desenvolver a concentração e a
coordenação, contribuindo para a construção do conceito de seqüência numérica;
Jogo nº 2: Sete erros, disponível no site: www.monica.com.br/index.htm e
selecione a opção “diversão”, no topo da tela. Escolha “Jogo dos 7 erros” entre
as opções de passatempos. Clique em “Jogar diretamente na Internet” e comece o
jogo. Este jogo visa desenvolver a atenção, a percepção visual e a concentração
para a identificação de imagens; reconhecer os sete detalhes que diferenciam as
duas imagens.
3. Para o trabalho de
articulação com o professor da sala de aula: Planejamento em conjunto com o
professor regente relacionando o conteúdo a ser trabalhado dentro das
possibilidades da aprendizagem do(a) aluno(a) e planejamento para seleção de
estratégias de trabalho para o(a) aluno(a). Reunião de pais para estarem conscientes
do trabalho de sala de recursos e sua importância no seu crescimento no ensino
regular; Trabalho colaborativo com a professora para orientações do uso da
seleção de recursos e estratégias pedagógicas; Observação das reações do(a)
aluno(a) nas aulas de educação física trabalha em grupo, recreio e brincadeiras
dirigidas.
4. Para o trabalho de
articulação com a família do(a) aluno(a): Conhecer a realidade da aluno(a)
dentro e fora da escola com reuniões trimestral dos pais dentro da escola;
Trabalho colaborativo com a família do(a) aluno(a) para juntos buscar parcerias
e melhorias da aprendizagem.
15.
SELEÇÃO DE MATERIAIS A SEREM PRODUZIDOS
PELO ALUNO: Ficha de identificação pessoal; Confecção de cartazes com as
famílias silábicas: Cartões avulsos para formar palavras, frases e histórias;
Jogos educativos (raciocínio lógico e jogos alfabéticos); Alfabeto manual e
móvel (letras móveis); Cartazes com o Alfabeto e com os numerais; CDs de
músicas, Ciranda da Inclusão; Coletâneas da Ciranda da Inclusão: Alfabeto móvel
para o(a) aluno(a) manusear.
16.
ADEQUAÇÕES DE MATERIAIS. Confecção de
jogos lúdicos; Confecção de uma prancha temática com os números com sua
respectiva quantidade; Atividades que podem ser adequadas às necessidades do(a)
aluno(a): Caça-palavras, seqüência de fatos, atividades de ligar, cruzadinhas,
jogo dos sete erros.
17.
SELEÇÃO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS QUE
NECESSITAM DE SER ADQUIRIDOS: Alfabeto móvel e jogos educativos; Jogo
pedagógico em CD e DVD; CD de música variada. CDs, DVD, livros, jornais,
revistas, tipos e gêneros textuais, papel em geral para cartazes, figurinos
para as dramatizações.
18.
TIPOS DE PARCERIAS NECESSÁRIAS PARA
APRIMORAMENTO DO ATENDIMENTO E DA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE MATERIAIS.
I - PSICÓLOGO: Sessões
de orientação e motivação, autoestima para estimular as potencialidades e o
poder de iniciativa do(a) aluno(a) e diálogo com a família do(a) aluno(a)
visando um maior entrosamento entre escola x família.
II - FAMÍLIA: Estimulará o(a) aluno(a) na sua
busca ao conhecimento, apropriando com mais qualidade do processo da leitura e
da escrita.
III - PROFESSORA DA
SALA DE AULA REGULAR: Parceria para a discussão das necessidades do(a)
aluno(a), seleção de estratégias, objetivando a coerência entre o planejamento
das aulas e o do AEE.
19.
PROFISSIONAIS DA ESCOLA QUE RECEBERÃO
ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR DO AEE SOBRE SERVIÇOS E RECURSOS OFERECIDOS AO ALUNO.
I - Professor da sala
de aula: deve receber orientação sobre a utilização de jogos e recursos de
didáticos diversos, além das ferramentas do computador; deve ainda receber
orientações sobre práticas metodológicas e estratégias cognitivas visando
superação dos estágios ainda não alcançados e promoção do rendimento escolar
do(a) aluno(a).
II - Professor de
Educação Física: orientações para dar jogos recreativos e educativos para
ajudar o(a) aluno(a)a desenvolver o raciocínio lógico – matemático e aquisição
da escrita.
Exemplos de jogos:
a.“Bumerangue” que visa
aprimorar a coordenação motora, ampliar o equilíbrio e estimular a
concentração;
b.“Caça ao tesouro” que
visa estimular o trabalho em equipe, a atenção visual e a localização espacial;
Jogo:
c.“Bola do alfabeto”
que visa memorizar as letras do alfabeto, estimular a coordenação visomotora e
desenvolver a habilidade do arremesso.
III - Colegas de Turma:
devem ser sensibilizados e estimulados para fazer um trabalho colaborativo para
ajudar o(a) aluno(a)nas tarefas escolares, nas tarefas que exige um grande
percentual de abstração.
IV - Diretor escolar:
aquisição de materiais pedagógicos para as salas de aula e salas de recursos; e
incentivo a família o(a) aluno(a)para
uma maior participação maior da vida escolar o(a) aluno(a).
V - Equipe pedagógica:
Trabalho conjunto com o professor do AEE e professora da sala de aula
oferecendo sugestões de atividades, metodologia variadas, estratégias
contextualizadas.
20.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS: 1. Indicação
de formas de registro. O plano deverá ser avaliado durante toda a sua execução
de forma contínua. O crescimento e avanço o(a) aluno(a)serão acompanhados pelas
duas professoras através do uso das Fichas Descritivas e portfólios com
anotações. O registro dos avanços do(a) aluno(a) será feito visando o seu
crescimento em relação ao processo da leitura, da escrita e do conhecimento
matemático. Será realizada diariamente por meio de observação, envolvimento e
participação o(a) aluno(a)nas atividades oferecidas e mudanças de comportamento
e atitudes principalmente no que se refere ao seu desempenho escolar. 2.
Resultados obtidos diante dos objetivos do Plano de AEE. Espera-se que o(a)
aluno(a) tenha melhor rendimento escolar, domine o processo da escrita e
aproprie da leitura, do código alfabético; Adquira competências e habilidades
para o crescimento e avanço rumo ao conhecimento científico, cultural e
tecnológico. Desenvolva seu processo de cognição, de memorização e atinja a
alfabetização de maneira coerente e estruturada para tornar-se uma cidadã
independente em sua vida futura.
21.
REESTRUTURAÇÃO DO PLANO: Se as
atividades curriculares não forem adequadas, se fará um novo planejamento com
novas flexibilizações e elaboração de outras atividades, portanto, os pontos de
reestruturação do Plano de AEE são:
1. No desenvolvimento
de estratégias para a apropriação da leitura e da escrita: Utilização de outros
jogos alfabéticos; Pesquisa no computador (internet): digitar a palavra que
deseja pesquisar e clicar em imagens. Mediar se o(a) aluno não obtiver os
resultados que necessita; Atividades de circular as sílabas, entre várias, as
que formam as palavras que se relacionam aos desenhos. Cruzadinha de palavras:
oferecer banco de palavras já introduzidas, para desafiar o(a) aluno(a)a
utilizar estratégias e recorrer à pesquisa, quando necessário. Mediar com
leitura destas palavras e figuras, para explorar e avaliar o grau da aprendizagem;
Exploração e leitura de textos de diversos gêneros e suportes como: Nota
fiscal, folhetos informativos, catálogo de preços, livros, bulas, receitas e
outros.
2. No desenvolvimento
dos conceitos matemáticos, idéia de adição e raciocínio lógico: Uso de outras
estratégias metodológicas utilizando as ferramentas do computador: Uso de
recursos como: dominó com fatos de adição, quebra-cabeça, jogo de memória, etc.
Uso de material concreto (fichas, dados, blocos lógicos, palitos de picolé,
tampinhas, para contagem e idéia de associação, comparação, igualdade,
seriação, etc.).
22.
Reestruturação do Plano - Será reformulada se
os objetivos não forem atendidos e às necessidades do(a) aluno(a).
Professor Especialista:
Nome
CPF
Registro INEP-MEC
Matrícula
funcional
Assinatura:
..............................................
Assinatura/Carimbo do Diretor
Instituto de Ensino Pesquisa, Extensão e Cultura.
SECRETARIA GERAL
Fortaleza, 19 de janeiro de
2015. Ofício Circular nº.
1.119.5178/2015
Do: Secretário Geral do
INESPEC. A Comunidade interna do INESPEC e ao público em geral.
A/C CAEE INESPEC. Assunto: PLANO DE TRABALHO – 2015-2020. PLANO
DE TRABALHO Plano de AEE Deficiência: Síndrome de Seckel – EXCLUSIVO PARA O
ATENDIMENTO DE UM CASO JÁ PRE EXISTENTE NO INESPEC DESDE 2010.
O Secretário Geral do INESPEC
no exercício da Presidência, por conta das férias coletivas e licença da
Presidência, devidamente autorizado em procedimento administrativo interno, vêm
de ordem solicitar a Vossas Senhorias, que receba o documento em anexo como
regra geral do INESPEC o PLANO DE TRABALHO 2015-2020, para fins de EXECUÇÃO
junto ao CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA REGIÃO
METROPOLITANA DE FORTALEZA. Esclarecendo que o PLANO foi elaborado pela equipe
de especialistas do INESPEC envolvidos na Educação Continuada em Neurociência
Clínica, e não estar fechado pode ser revisto e adaptado de acordo com a visão
de colegiado docencial especializado.
Aproveitamos a oportunidade
para renovar os nossos protestos de elevada estima e consideração.
Cordialmente,
Professor César Venâncio Rabelo da Silva Júnior.
Licenciado em Biologia
Secretário Geral do INESPEC.
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