segunda-feira, 12 de março de 2018

TEXTO PARA ATIVIDADES 495013 AULA


INESPEC – 2007-2015 - CNPJ 08.928.223.0001.25
CADASTRO INEP-MEC 23512989
ORGANIZAÇÃO SOCIAL
Instituto de Ensino Pesquisa, Extensão e Cultura.
SECRETARIA GERAL
PLTRB Instrumental 1.119.1032/2015

PLANO DE TRABALHO
Plano de AEE
Deficiência: Retardo Mental e Atraso neuropsicomotor
2015-2020









ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS MENTAIS
AEE






Espaço de Vivências Pedagógicas em desenvolvimento de decodificação.
SUGESTÕES DIALÉTICAS PARA DESENVOLVER
PLANO DE AEE PARA ALUNOS ADMITIDO COM QUADRO NOSSOGRÁFICO DEMREMAN - Deficiência: Retardo Mental e Atraso neuropsicomotor.
PLANO DO AEE – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO.
1.                  IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO.
2.                  IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
3.                  SÉRIE
4.                  Tipo de Deficiência: Intelectual Severa
5.                  Idade:
6.                  Professor (ª) da sala de aula regular:
7.                  Professor especializado:
8.                  Período do plano:
(....)Trimestral.
(....) Semestral.
(....) Anual.
9.                  RESUMO DO CASO(Relatar brevemente a vida do(a) aluno(a); uso de medicações, necessidades do(a) aluno(a) e as principais dificuldades e habilidades, etc.).
10.              Necessidades do(a) aluno(a): Melhoria no seu processo neuropsicomotor e ofertar a maior participação nas atividades escolares; Apropriação da leitura e da escrita; Maior desenvolvimento do raciocínio lógico – matemático e da memorização. Conhecimento dos números e da idéia da quantidade.
11.              OBJETIVOS.
Incentivar a participação ativa do(a) aluno(a) na sua escolarização através de jogos educativos e recreativos favorecendo a autonomia da mesma  Possibilitar e estimular o desenvolvimento cognitivo do(a) aluno(a), quanto à leitura e escrita, através de recursos como: computador, livros, imagens, jogos e textos poéticos e musicais com estratégias colaborativas com os colegas; Promover o avanço para superação dos níveis do estágio do desenvolvimento intelectual e hipóteses da escrita através de atividades desafiadoras e lúdicas que visando a apropriação do código alfabético pelo(a) aluno(a); Identificar, organizar e planejar de forma coletiva e colaborativa com o professor da sala de aula através de seleção de estratégias e de recursos para a melhoria da aprendizagem do(a) aluno(a) e do uso de metodologia diversificadas. Informar e orientar família acerca das questões relativas à deficiência intelectual instigando a mesma a refletir sobre a importância de sua participação no processo de desenvolvimento do(a) aluno(a); Estimular o interesse do(a) aluno(a) pela apropriação dos conceitos matemáticos desenvolvendo o raciocínio lógico através da idéia de adição.
12.              ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO.
 1 - Período de atendimento: de fevereiro a  dezembro;
 2 - Freqüência:
      2(.....);3(.....);4(.....);5(.....);6(.....); no contra turno e acompanhamento periódico na sala regular.
3 - Tempo de atendimento: ____horas x _____= ......................
13.              Composição do atendimento:
1 - (......) coletivo no contra turno e acompanhamento na sala regular.
2 - (......) individual no contra turno e acompanhamento na sala regular. 3 - (......) individual no contra turno e sem  acompanhamento na sala regular.
4 - (......) coletivo no contra turno e sem acompanhamento na sala regular.
14.              ATIVIDADES.
1. Para a estimulação do desenvolvimento cognitivo, superação dos níveis do desenvolvimento intelectual e apropriação da leitura e da escrita: Cartaz do alfabeto maiúsculo/minúsculo e com as famílias silábicas para exposição na sala; Apresentação das letras do alfabeto e dos numerais no computador; Uso de recursos como: dominó de palavras, bingo de sílabas, dominó do alfabeto, quebra – cabeça com as famílias silábicas, jogos de memórias; Trabalho utilizando jogos de palavras e famílias silábicas; Uso do software no computador: Ciranda da Inclusão para aprendizagem das famílias silábicas e jogos para fixação das sílabas introduzidas; Ordenar sílabas para formar palavras; Manuseio de livros de alfabetização despertando o interesse pela leitura; Exploração de jornais, revistas e livros; Relação entre palavras a imagens para que o aluno construa e avance em sua hipótese de escrita partindo do que ela já sabe; Uso de parlendas em cartazes com exposição de forma contextualizada favorecendo o interesse pela alfabetização e fluindo a aprendizagem do aluno; Recorte de revistas e colagem de letras do alfabeto/sílabas para confecção de um minilivro de letras e palavras já estudadas; Uso da escrita espontânea para aquisição do processo da alfabetização; Softwares educativos e ambientes virtuais como páginas da web, blogs, com jogos para desenvolvimento do raciocino e da cognição, como por exemplo: o jogo das letras, disponível no site: www.smartkids.com.br, no qual deverá entrar na opção “jogos” e escolher a opção “alfabeto”. Depois selecione “alfabeto em português I” e por último, “jogar”. Este jogo visa incentivar a habilidade motora do(a) aluno(a) no uso do mouse e a interação com as demais crianças, além da aprendizagem do alfabeto. Trabalho de grupo, duplas de alunos para promoção da aprendizagem colaborativa; Trabalho com músicas e cantigas contextualizando as palavras, frases, interpretação do texto facilitando a aprendizagem da escrita e da leitura; Folhas xerocadas com ditado mudo e atividades da letra inicial de cada figura; Atividades da caça-palavras/sílabas já aprendidas anteriormente. Trabalho com jogos recreativos, lúdicos e educativos no computador.
2. Para o desenvolvimento dos conceitos matemáticos, idéia de adição e raciocínio lógico: Uso do computador e bingo de números; Apresentação de situações - problemas desafiadoras; Utilização de uma prancha temática para aprendizagem dos numerais: numerais com suas respectivas quantidades; Apresentação de atividades com os números: unidades, dezenas e centenas, escrevendo-os por extenso. Pesquisando em cartaz feito anteriormente; Atividades com jogos destinados a construções, seriações e raciocínio lógico como: bloco lógico, material dourado, réguas coloridas; Atividades com jogos no computador: Jogo nº 1: ‘Liga pontos’, disponível no site: www2.uol.com.br/ecokids. Escolha, no meu à direita da tela, a opção “Vamos jogar”. No jogo “ligue os pontos” (o terceiro da lista), abara a janela clicando na setinha para baixo que fica ao lado do nome da brincadeira. Selecione então, o Jogo 1. Este jogo visa desenvolver a concentração e a coordenação, contribuindo para a construção do conceito de seqüência numérica; Jogo nº 2: Sete erros, disponível no site: www.monica.com.br/index.htm e selecione a opção “diversão”, no topo da tela. Escolha “Jogo dos 7 erros” entre as opções de passatempos. Clique em “Jogar diretamente na Internet” e comece o jogo. Este jogo visa desenvolver a atenção, a percepção visual e a concentração para a identificação de imagens; reconhecer os sete detalhes que diferenciam as duas imagens.
3. Para o trabalho de articulação com o professor da sala de aula: Planejamento em conjunto com o professor regente relacionando o conteúdo a ser trabalhado dentro das possibilidades da aprendizagem do(a) aluno(a) e planejamento para seleção de estratégias de trabalho para o(a) aluno(a). Reunião de pais para estarem conscientes do trabalho de sala de recursos e sua importância no seu crescimento no ensino regular; Trabalho colaborativo com a professora para orientações do uso da seleção de recursos e estratégias pedagógicas; Observação das reações do(a) aluno(a) nas aulas de educação física trabalha em grupo, recreio e brincadeiras dirigidas.
4. Para o trabalho de articulação com a família do(a) aluno(a): Conhecer a realidade da aluno(a) dentro e fora da escola com reuniões trimestral dos pais dentro da escola; Trabalho colaborativo com a família do(a) aluno(a) para juntos buscar parcerias e melhorias da aprendizagem.
15.              SELEÇÃO DE MATERIAIS A SEREM PRODUZIDOS PELO ALUNO: Ficha de identificação pessoal; Confecção de cartazes com as famílias silábicas: Cartões avulsos para formar palavras, frases e histórias; Jogos educativos (raciocínio lógico e jogos alfabéticos); Alfabeto manual e móvel (letras móveis); Cartazes com o Alfabeto e com os numerais; CDs de músicas, Ciranda da Inclusão; Coletâneas da Ciranda da Inclusão: Alfabeto móvel para o(a)  aluno(a) manusear.
16.              ADEQUAÇÕES DE MATERIAIS. Confecção de jogos lúdicos; Confecção de uma prancha temática com os números com sua respectiva quantidade; Atividades que podem ser adequadas às necessidades do(a) aluno(a): Caça-palavras, seqüência de fatos, atividades de ligar, cruzadinhas, jogo dos sete erros.
Download de jogos interativos: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
17.              SELEÇÃO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS QUE NECESSITAM DE SER ADQUIRIDOS: Alfabeto móvel e jogos educativos; Jogo pedagógico em CD e DVD; CD de música variada. CDs, DVD, livros, jornais, revistas, tipos e gêneros textuais, papel em geral para cartazes, figurinos para as dramatizações.
18.              TIPOS DE PARCERIAS NECESSÁRIAS PARA APRIMORAMENTO DO ATENDIMENTO E DA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE MATERIAIS.
I - PSICÓLOGO: Sessões de orientação e motivação, autoestima para estimular as potencialidades e o poder de iniciativa do(a) aluno(a) e diálogo com a família do(a) aluno(a) visando um maior entrosamento entre escola x família.
II -  FAMÍLIA: Estimulará o(a) aluno(a) na sua busca ao conhecimento, apropriando com mais qualidade do processo da leitura e da escrita.
III - PROFESSORA DA SALA DE AULA REGULAR: Parceria para a discussão das necessidades do(a) aluno(a), seleção de estratégias, objetivando a coerência entre o planejamento das aulas e o do AEE.
19.              PROFISSIONAIS DA ESCOLA QUE RECEBERÃO ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR DO AEE SOBRE SERVIÇOS E RECURSOS OFERECIDOS AO ALUNO.
I - Professor da sala de aula: deve receber orientação sobre a utilização de jogos e recursos de didáticos diversos, além das ferramentas do computador; deve ainda receber orientações sobre práticas metodológicas e estratégias cognitivas visando superação dos estágios ainda não alcançados e promoção do rendimento escolar do(a) aluno(a).
II - Professor de Educação Física: orientações para dar jogos recreativos e educativos para ajudar o(a) aluno(a)a desenvolver o raciocínio lógico – matemático e aquisição da escrita.
Exemplos de jogos:
a.“Bumerangue” que visa aprimorar a coordenação motora, ampliar o equilíbrio e estimular a concentração;
b.“Caça ao tesouro” que visa estimular o trabalho em equipe, a atenção visual e a localização espacial;
Jogo:
c.“Bola do alfabeto” que visa memorizar as letras do alfabeto, estimular a coordenação visomotora e desenvolver a habilidade do arremesso.
III - Colegas de Turma: devem ser sensibilizados e estimulados para fazer um trabalho colaborativo para ajudar o(a) aluno(a)nas tarefas escolares, nas tarefas que exige um grande percentual de abstração.
IV - Diretor escolar: aquisição de materiais pedagógicos para as salas de aula e salas de recursos; e incentivo a família  o(a) aluno(a)para uma maior participação maior da vida escolar o(a) aluno(a).
V - Equipe pedagógica: Trabalho conjunto com o professor do AEE e professora da sala de aula oferecendo sugestões de atividades, metodologia variadas, estratégias contextualizadas.
20.              AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS: 1. Indicação de formas de registro. O plano deverá ser avaliado durante toda a sua execução de forma contínua. O crescimento e avanço o(a) aluno(a)serão acompanhados pelas duas professoras através do uso das Fichas Descritivas e portfólios com anotações. O registro dos avanços do(a) aluno(a) será feito visando o seu crescimento em relação ao processo da leitura, da escrita e do conhecimento matemático. Será realizada diariamente por meio de observação, envolvimento e participação o(a) aluno(a)nas atividades oferecidas e mudanças de comportamento e atitudes principalmente no que se refere ao seu desempenho escolar. 2. Resultados obtidos diante dos objetivos do Plano de AEE. Espera-se que o(a) aluno(a) tenha melhor rendimento escolar, domine  o processo da escrita e aproprie da leitura, do código alfabético; Adquira competências e habilidades para o crescimento e avanço rumo ao conhecimento científico, cultural e tecnológico. Desenvolva seu processo de cognição, de memorização e atinja a alfabetização de maneira coerente e estruturada para tornar-se uma cidadã independente em sua vida futura.
21.              REESTRUTURAÇÃO DO PLANO: Se as atividades curriculares não forem adequadas, se fará um novo planejamento com novas flexibilizações e elaboração de outras atividades, portanto, os pontos de reestruturação do Plano de AEE são:
1. No desenvolvimento de estratégias para a apropriação da leitura e da escrita: Utilização de outros jogos alfabéticos; Pesquisa no computador (internet): digitar a palavra que deseja pesquisar e clicar em imagens. Mediar se o(a) aluno não obtiver os resultados que necessita; Atividades de circular as sílabas, entre várias, as que formam as palavras que se relacionam aos desenhos. Cruzadinha de palavras: oferecer banco de palavras já introduzidas, para desafiar o(a) aluno(a)a utilizar estratégias e recorrer à pesquisa, quando necessário. Mediar com leitura destas palavras e figuras, para explorar e avaliar o grau da aprendizagem; Exploração e leitura de textos de diversos gêneros e suportes como: Nota fiscal, folhetos informativos, catálogo de preços, livros, bulas, receitas e outros.
2. No desenvolvimento dos conceitos matemáticos, idéia de adição e raciocínio lógico: Uso de outras estratégias metodológicas utilizando as ferramentas do computador: Uso de recursos como: dominó com fatos de adição, quebra-cabeça, jogo de memória, etc. Uso de material concreto (fichas, dados, blocos lógicos, palitos de picolé, tampinhas, para contagem e idéia de associação, comparação, igualdade, seriação, etc.).
22.               Reestruturação do Plano - Será reformulada se os objetivos não forem atendidos e  às necessidades do(a) aluno(a).
Professor Especialista:
Nome
CPF
Registro INEP-MEC
Matrícula funcional
Assinatura:
..............................................

Assinatura/Carimbo do Diretor


INESPEC – 2007-2015 - CNPJ 08.928.223.0001.25
CADASTRO INEP-MEC 23512989
ORGANIZAÇÃO SOCIAL
Instituto de Ensino Pesquisa, Extensão e Cultura.
SECRETARIA GERAL

Fortaleza, 19 de janeiro de 2015.   Ofício Circular nº. 1.119.5178/2015
Do: Secretário Geral do INESPEC. A Comunidade interna do INESPEC e ao público em geral.
A/C CAEE INESPEC.  Assunto: PLANO DE TRABALHO – 2015-2020. PLANO DE TRABALHO Plano de AEE Deficiência: Síndrome de Seckel – EXCLUSIVO PARA O ATENDIMENTO DE UM CASO JÁ PRE EXISTENTE NO INESPEC DESDE 2010.
O Secretário Geral do INESPEC no exercício da Presidência, por conta das férias coletivas e licença da Presidência, devidamente autorizado em procedimento administrativo interno, vêm de ordem solicitar a Vossas Senhorias, que receba o documento em anexo como regra geral do INESPEC o PLANO DE TRABALHO 2015-2020, para fins de EXECUÇÃO junto ao CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA. Esclarecendo que o PLANO foi elaborado pela equipe de especialistas do INESPEC envolvidos na Educação Continuada em Neurociência Clínica, e não estar fechado pode ser revisto e adaptado de acordo com a visão de colegiado docencial especializado. 
Aproveitamos a oportunidade para renovar os nossos protestos de elevada estima e consideração.
Cordialmente,


Professor César Venâncio Rabelo da Silva Júnior. Licenciado em Biologia
Secretário Geral do INESPEC.

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