PLANO DE
TRABALHO
Plano de
AEE para Deficiência Intelectual
2015-2020
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS MENTAIS
AEE
Espaço
de Vivências Pedagógicas em desenvolvimento de decodificação.
SUGESTÕES DIALÉTICAS PARA
DESENVOLVER
PLANO DE AEE PARA ALUNOS ADMITIDO COM QUADRO
NOSSOGRÁFICO DE DI.
PLANO
DO AEE – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO.
1.
IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO.
2.
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
3.
SÉRIE
4.
Tipo de Deficiência: Intelectual Severa
5.
Idade:
6.
Professor (ª) da sala de aula regular:
7.
Professor especializado:
8.
Período do plano:
(....)Trimestral.
(....)
Semestral.
(....) Anual.
9.
RESUMO DO CASO(Relatar brevemente a vida
do aluno; uso de medicações, necessidades do aluno e as principais dificuldades
e habilidades, etc.).
DESCREVER:
10.
Objetivos do plano: Possibilitar e
estimular o desenvolvimento cognitivo do(a) aluno(a), quanto à leitura e
escrita, através de recursos como: computador, livros, imagens, jogos e textos
poéticos e musicais com estratégias colaborativas com os colegas; Promover o
avanço para superação dos níveis do estágio do desenvolvimento intelectual e
hipóteses da escrita através de atividades desafiadoras e lúdicas que visando à
apropriação do código alfabético pela aluna; Identificar, organizar e planejar
de forma coletiva e colaborativa com o professor da sala de aula através de
seleção de estratégias e de recursos para a melhoria da aprendizagem da aluna e
do uso de metodologia diversificadas; Estimular o interesse da aluna pela
apropriação dos conceitos matemáticos desenvolvendo o raciocínio lógico através
da idéia de adição.
11.
Organização do atendimento: Dias de
atendimento:
12.
2(.......);3(.......);4(.......);5(.......);6(.......).
13.
Tempo de atendimento (em horas ou
minutos): _______x_______dias é = .................
14.
Composição do atendimento: (......)
individual (......) coletivo.
15.
Outros: Sim(......) Não(......)
16.
No caso positivo, justificar:
17.
Atividades a serem desenvolvidas no
atendimento ao aluno: Para a estimulação do desenvolvimento cognitivo,
superação dos níveis do desenvolvimento intelectual e apropriação da leitura e
da escrita: Cartaz do alfabeto maiúsculo/minúsculo e com as famílias silábicas
para exposição na sala; Apresentação das letras do alfabeto e dos numerais no
computador; Uso de recursos como: dominó de palavras, bingo de sílabas, dominó
do alfabeto, quebra – cabeça com as famílias silábicas, jogos de memórias;
Trabalho utilizando jogos de palavras e famílias silábicas; Uso do software no
computador: Ciranda da Inclusão para aprendizagem das famílias silábicas e
jogos para fixação das sílabas introduzidas; Ordenar sílabas para formar
palavras; Manuseio de livros de alfabetização despertando o interesse pela
leitura; Exploração de jornais, revistas e livros; Relação entre palavras a
imagens para que o aluno construa e avance em sua hipótese de escrita partindo
do que ela já sabe; Uso de parlendas em cartazes com exposição de forma
contextualizada favorecendo o interesse pela alfabetização e fluindo a
aprendizagem do aluno; Recorte de revistas e colagem de letras do
alfabeto/sílabas para confecção de um minilivro de letras e palavras já
estudadas; Uso da escrita espontânea para aquisição do processo da
alfabetização; Softwares educativos e ambientes virtuais como páginas da web,
blogs, com jogos para desenvolvimento do raciocino e da cognição, como por
exemplo: o jogo das letras, disponível no site: www.smartkids.com.br, no qual
deverá entrar na opção “jogos” e escolher a opção “alfabeto”. Depois selecione
“alfabeto em português I” e por último, “jogar”. Este jogo visa incentivar a
habilidade motora da aluna no uso do mouse e a interação com as demais
crianças, além da aprendizagem do alfabeto. Trabalho de grupo, duplas de alunos
para promoção da aprendizagem colaborativa; Trabalho com músicas e cantigas contextualizando
as palavras, frases, interpretação do texto facilitando a aprendizagem da
escrita e da leitura; Folhas xerocadas com ditado mudo e atividades da letra
inicial de cada figura; Atividades da caça-palavras/sílabas já aprendidas
anteriormente. Trabalho com jogos recreativos, lúdicos e educativos no
computador. Para a apropriação dos conceitos matemáticos: Uso de jogos lúdicos
no computador e da sala de recursos para aprendizagem dos números; Uso do
cartaz do valor do lugar para aprendizagem das ordens e das classes. Uso
materiais concretos, para desenvolver o raciocínio lógico-matemático, como:
material dourado, blocos lógicos, Tangram, bingo de quantidades e operações;
Atividades de correspondência biunívoca para apropriação da noção de quantidades.
Para a utilização do trabalho colaborativo junto ao professor: Visitar a sala
regular na qual a aluna está inserida para diagnosticar e listar quais as
potencialidades e necessidades educacionais específicas dele, para
posteriormente traçar estratégias e ações de atendimento na sala regular e
eventualmente conforme necessidade específica na SRM. Preparar atividades para
o professor de Matemática e de Língua Portuguesa para o professor ministrar na
sala de aula. Para o trabalho de articulação com a família da aluna: Conhecer a
realidade da aluna dentro e fora da escola com reuniões trimestrais dos pais
dentro da escola; Trabalho colaborativo com a família de Michely para juntos
buscar parcerias e assim melhorar a aprendizagem.
18.
Seleção de materiais a serem produzidos
para o aluno. .Alfabeto móvel e jogos educativos;Jogo pedagógicos em CD e DVD;
CD de música variada. CDs, DVD, livros, jornais, revistas, tipos e gêneros
textuais, papel em geral para cartazes, figurinos para as dramatizações.
19.
Adequações de materiais: Não precisa de
nenhum material para ser adequado, a não serem as provas escritas que devem ser
flexibilizadas de acordo com o grau do desenvolvimento cognitivo e a
aprendizagem da aluna.
20.
Seleção de materiais e equipamentos que
necessitam ser adquiridos: Confecção de uma prancha temática com os números com
sua respectiva quantidade; Atividades que podem ser adequadas às necessidades
da aluna: Caça-palavras, seqüência de fatos, atividades de ligar, cruzadinhas,
jogo dos sete erros. Download de jogos interativos:
21.
Tipos de parcerias necessárias para
aprimoramento do atendimento e da produção de materiais: Família: maior
participação na escola para relatar fatos de interesse, necessidades da aluna,
seus desafios enfrentados em casa, e ajudar na sua disciplina. Equipe
pedagógica: Trabalho conjunto com o professor do AEE e professores da sala de
aula oferecendo sugestões de atividades, metodologia variadas, estratégias
contextualizadas. Participação da equipe escolar com preparação para melhor
apoio à aluna; Professores da sala de aula regular: Planejamentos entre o
professor do AEE e professor da sala regular para traçar estratégias para
atendimento das necessidades da aluna.
22.
Profissionais da escola que receberão
orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno:
Professores da sala de aula: (X): deve receber orientação sobre a utilização de
jogos e recursos de didáticos diversos, além das ferramentas do computador;
deve ainda receber orientações sobre práticas metodológicas e estratégias
cognitivas visando superação dos estágios ainda não alcançados e promoção do
rendimento escolar da aluna. Professor de Educação Física: (X): orientações
para dar jogos recreativos e educativos para ajudar a aluna a desenvolver o
raciocínio lógico – matemático e aquisição da escrita. Exemplos de jogos:
a.“Bumerangue” que visa aprimorar a coordenação motora, ampliar o equilíbrio e
estimular a concentração; b.“Caça ao tesouro” que visa estimular o trabalho em
equipe, a atenção visual e a localização espacial; Jogo: c.“Bola do alfabeto”
que visa memorizar as letras do alfabeto, estimular a coordenação visomotora e
desenvolver a habilidade do arremesso. Colegas de Turma: (X) devem ser
sensibilizados e estimulados para fazer um trabalho colaborativo para ajudar a
aluna nas tarefas escolares, nas tarefas que exige um grande percentual de
abstração. Diretor escolar (X): aquisição de materiais pedagógicos para as
salas de aula; e incentivo a família da aluna para uma maior participação maior
da vida escolar da aluna. Equipe pedagógica (X): Trabalho conjunto com o
professor do AEE e professora da sala de aula oferecendo sugestões de
atividades, metodologia variadas, estratégias contextualizadas.
23.
AVALIAÇÃO:
24.
.1. Formas de Registro: O plano deverá
ser avaliado durante toda a sua execução de forma contínua. O crescimento e
avanço da aluna serão acompanhados pelas professoras da sala de aula regular e
do AEE através do uso das Fichas Descritivas e portfólios com anotações.O
registro dos avanços do(a) aluno(a) será feito visando o seu crescimento em
relação ao processo da leitura, da escrita e do conhecimento matemático. Será
realizada diariamente por meio de observação, envolvimento e participação da
aluna nas atividades oferecidas e mudanças de comportamento e atitudes
principalmente no que se refere ao seu desempenho escolar.
25.
2. Resultados Obtidos: Espera-se que a
aluna tenha melhor rendimento escolar, domine o processo da escrita e
aproprie da leitura, do código alfabético; Adquira competências e habilidades
para o crescimento pessoal, social, educacional; Desenvolva seu processo de
cognição, de memorização e atinja a alfabetização de maneira coerente e
estruturada para tornar-se uma cidadã independente em sua vida futura.
26.
Reestruturação do Plano - Será
reformulado se os objetivos não forem atendidos e às necessidades do(a)
aluno(a).
Professor
Especialista:
Nome
CPF
Registro
INEP-MEC
Matrícula
funcional
Assinatura:
..............................................
Assinatura/Carimbo
do Diretor
INESPEC
– 2007-2015 - CNPJ 08.928.223.0001.25
CADASTRO
INEP-MEC 23512989
ORGANIZAÇÃO
SOCIAL
Instituto de Ensino Pesquisa, Extensão e Cultura.
SECRETARIA GERAL
Fortaleza, 19 de janeiro de
2015. Ofício Circular nº.
1.119.1034/2015
Do: Secretário Geral do
INESPEC. A Comunidade interna do INESPEC e ao público em geral.
A/C CAEE INESPEC. Assunto: PLANO DE TRABALHO – 2015-2020. PLANO
DE TRABALHO Plano de AEE Deficiência: Retardo Mental e Atraso neuropsicomotor
O Secretário Geral do
INESPEC no exercício da Presidência, por conta das férias coletivas e licença
da Presidência, devidamente autorizado em procedimento administrativo interno,
vêm de ordem solicitar a Vossas Senhorias, que receba o documento em anexo como
regra geral do INESPEC o PLANO DE TRABALHO 2015-2020, para fins de EXECUÇÃO
junto ao CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA REGIÃO
METROPOLITANA DE FORTALEZA. Esclarecendo que o PLANO não estar fechado, pode
ser adaptado de acordo com a visão de colegiado docencial especializado.
Aproveitamos a oportunidade
para renovar os nossos protestos de elevada estima e consideração.
Cordialmente,
Professor César Venâncio Rabelo da Silva Júnior.
Licenciado em Biologia
Secretário Geral do INESPEC.
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