DA CONTEXTUALIZAÇÃO.
Contextualização Histórica
O INESPEC CAEE, nos dias atuais(2015) está
inserido num contexto sócio-político-econômico-cultural de intensa
globalização, com um acelerado crescimento tecnológico, das comunicações e
descobertas científicas, que a um tempo servem ao homem e ao mesmo tempo
servem-se dele.
A insegurança, a violência, a
marginalização, a exclusão, a falta de ética, a carência de uma reflexão
crítica e a crise dos valores são algumas tensões do cotidiano.
Bom Jardim, em Fortaleza, Ceará, não se
diferencia dessa situação, já que é um bairro em que os processos migratórios
internos aceleraram as diferenças entre as classes.
É nesta realidade, com todas as suas
discriminações, seus contrastes, suas injustiças que nos movemos, é neste
espaço que vivemos, que de uma maneira ou outra participamos e por ele somos
responsáveis. Situar-se nesta dimensão exige reformulação, reflexão e uma ação
consciente para que o homem possa voltar a ser o agente transformador e sujeito
de história, criador e criatura.
Assim, na perspectiva de formação de um ser
humano pensante e ativo, buscamos, no INESPEC CAEE, garantir a construção de
conhecimentos e valores para uma compreensão crítica e transformadora da
realidade na qual estamos inseridos.
Contextualização Local.
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Do CAEE.
Do CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA
REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA.
Em 2007 foi instituído com efeito retroativo
(Resolução n.º. 1.02.2010 – GBPRINESPEC, de 27 de agosto de 2010)o CENTRO DE
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA
(Resultante da transformação do Projeto ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL do
INSTITUTO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA, em instituição direcionada a
EDUCAÇÃO ESPECIAL, denominado CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO –
CAEE-ESEDE-INESPEC).
DA
CRIAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO
A unidade operacional do INESPEC - INSTITUTO DE
ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA, denominada CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO – CAEE-ESEDE-INESPEC, com sede em Fortaleza, Ceará, à Rua Dr.
Fernandes Augusto, número 873, . CEP 60543.375, e que se regerá por REGIMENTO
GERAL ESCOLAR CONSOLIDADO. .
Com a criação da unidade em instituição regular
de ensino direcionado a EDUCAÇÃO ESPECIAL, fica incorporada o Projeto ESCOLA DE
EDUCAÇÃO ESPECIAL do INSTITUTO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA, incluso
nesta incorporação todos os direitos materiais e imateriais, bem como as
responsabilidades inerentes ao acervo acadêmico escolar dos alunos até a
presente data matriculados.
O CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO –
CAEE-ESEDE-INESPEC gozará de autonomia didática cientifica disciplinar,
administrativa e financeira, que será exercida na forma da lei, do estatuto do
INESPEC, e dos atos derivados do poder administrativo da mantida e da
mantenedora.
DOS PRINCÍPIOS E FINALIDADES.
DA
NATUREZA E DOS FINS.
O CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO –
CAEE-ESEDE-INESPEC se fundamenta nas normas educacionais vigentes na República
Federativa do Brasil, e segue como princípios:
a) O Brasil é um Estado Democrático de Direito e
tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre
iniciativa;
V - o pluralismo político, educacional, cultural e de
diversidade socioeconômico.
b) Constituem objetivos fundamentais:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III – contribuir com ações visando erradicar a pobreza
e a marginalização e reduzir as
desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de
origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
c) Nas suas relações a entidade escolar deve
rege-se nas suas relações pelos seguintes princípios:
I - independência nacional;
II - prevalência dos direitos humanos;
III - autodeterminação dos povos;
IV – não intervenção nas autonomias de seu corpo
institucional, salvo para a manutenção da legalidade;
V - defesa da paz;
VI - solução pacífica dos conflitos;
VII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;
IX - cooperação entre os povos para o progresso da
humanidade;
d) Todos são iguais perante a lei, sem distinção de
qualquer natureza, garantindo-se aos membros da entidade o direito à liberdade,
à igualdade e à segurança jurídica dos atos promovidos pela entidade escolar.
O CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO –
CAEE-ESEDE-INESPEC é uma ESCOLA privada, porém estando em curso
convênios com os PODERES PÚBLICOS, estes poderão definir os limites da
gratuidade, no silêncio jurídico dos convênios prevalecem às regras do presente
REGIMENTO GERAL ESCOLAR CONSOLIDADO.
O CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO –
CAEE-ESEDE-INESPEC é uma ESCOLA laica, e lutará pelo direito da população a
educação, tendo como base que é dever da família e do Estado fomentar a
formação cultural do cidadão e estará a serviço das necessidades e características
de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, independentemente de sexo, raça,
cor, situação socioeconômica, credo religioso e político e quaisquer
preconceitos e discriminações.
O CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – CAEE-ESEDE-INESPEC
é uma ESCOLA que tem por fim promover o Ensino na modalidade EDUCAÇÃO
ESPECIAL.
O CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO –
CAEE-ESEDE-INESPEC é uma ESCOLA que desenvolverá esforços para assegurar,
as crianças, jovens e adultos, desenvolvimento de sua formação cidadã,
assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e
fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, tendo
por princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência
na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e
divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de idéias e de concepções
pedagógicas;
IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;
V - coexistência de instituições públicas e privadas
de ensino;
VI - garantia de padrão de qualidade;
VII - valorização da experiência extra-escoltar;
VIII - vinculação entre a educação escolar, o trabalho
e as práticas sociais;
IX - elaborar e executar sua proposta pedagógica;
X - administrar seu pessoal e seus recursos materiais
e financeiros;
XI - assegurar o cumprimento dos dias letivos e
horas-aulas estabelecidas;
XII - velar pelo cumprimento do plano de trabalho de
cada docente;
XIII - prover meios para a recuperação dos alunos de
menor rendimento;
XIV - articular-se com as famílias e a comunidade,
criando processos de integração da sociedade com a escola;
XV- informar os pais e responsáveis sobre a freqüência
e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta
pedagógica.
DOS
OBJETIVOS
O CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO –
CAEE-ESEDE-INESPEC desenvolverá seus objetivos na prática escolar previamente
definido no PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.
O CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO –
CAEE-ESEDE-INESPEC tem por objetivo a formação básica do aluno com uma
consciência social, crítica, solidária e democrática, onde esse aluno,
inclusive se portador de necessidades especiais vá gradativamente se percebendo
como agente do processo de construção do conhecimento e de transformação das
relações entre os homens em sociedade, através da ampliação e recriação de suas
experiências, da sua articulação com o saber organizado e da relação da teoria
com a prática, respeitando-se as especificidades do ensino fundamental,
mediante:
I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo
como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II - a compreensão do ambiente natural e social, do
sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a
sociedade;
III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem,
tendo em vista a aquisição de conhecimento e habilidades e a formação de
atitudes e valores;
IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos
laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a
vida social.
Nesses termos, os esforços dessa
Instituição de Ensino convergem na direção de construir e concretizar um
projeto pedagógico que parta do entendimento que os tempos e espaços escolares
de convivência, de ensino e de aprendizagem pautem-se pela ética e
constituam-se a favor do bem maior que é a vida.
Sob esse enfoque, cabe aos/às
professores/as, funcionários/as e Especialistas em Educação, que atuam no
INESPEC CAEE, a tarefa de garantir a circulação do conhecimento, da
multiplicidade de pensamentos, bem como a humanização nas relações decorrentes
dos processos de ensino e de aprendizagem.
O princípio que norteia as ações
relaciona-se à formação de um sujeito-aluno/a consciente, crítico e autônomo
que saiba respeitar os limites construídos, a partir da definição coletiva de
princípios de convivência; que se responsabilize por suas atitudes; que saiba
analisar e interpretar a realidade, transitando em toda a complexidade que a
vem caracterizando, situando-se na sociedade e posicionando-se na busca de
alternativas para transformá-la.
Mesmo, assim, nesta linha de
pensamento respeitando os limites neuronais deve se direcionar o deficiente,
|
Sendo assim, a organização do INESPEC CAEE deve
balizar-se por alguns parâmetros básicos, assim definidos:
-
Elaboração coletiva do Projeto Político-Pedagógico ;
-
Flexibilidade, a fim de acolher as transformações
ocorridas nas diferentes fronteiras das ciências, bem como contribuir com essas
transformações;
-
Formação integral, que possibilite a compreensão das
relações de trabalho, de alternativas sócio- políticas de transformação da
sociedade, de questões relacionadas ao meio ambiente e à saúde, na perspectiva
de construção de uma sociedade sustentável;
-
Interdisciplinaridade
-
Predomínio da construção do conhecimento sobre a
informação;
-
Articulação entre teoria e prática;
-
Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Dos Princípios Filosóficos da Escola
DA
ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA
O CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO –
CAEE-ESEDE-INESPEC manterá a educação especial adequando-se a condição
especifica de cada aluno nas suas respectivas individualidades.
Deve o CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
– CAEE-ESEDE-INESPEC assegurar:
I - A obrigação de cumprimento da carga mínima anual
aplicável ao aluno.
II - Cabe à administração assegurar o quadro de
profissionais para garantir o cumprimento da carga horária mínima anual.
Deve o CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
– CAEE-ESEDE-INESPEC assegurar: que os alunos matriculados na entidade com
deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas
habilidades/superdotação, também devam se matricular nas classes comuns
do ensino regular e, frequentar a escola como complemento no Atendimento
Educacional Especializado (AEE).
O AEE realizado no CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO – CAEE-ESEDE-INESPEC tem como função complementar ou
suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços,
recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua
plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.
Para fins de diretrizes, consideram-se recursos de
acessibilidade na educação àqueles que asseguram condições de acesso ao
currículo dos alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, promovendo a utilização
dos materiais didáticos e pedagógicos, dos espaços, dos mobiliários e
equipamentos, dos sistemas de comunicação e informação, dos transportes e dos
demais serviços.
A Educação Especial no CENTRO DE ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – CAEE-ESEDE-INESPEC se realiza em todos os níveis,
etapas e modalidades de ensino, tendo o AEE como parte integrante do processo
educacional.
Com fins de Diretrizes, considera-se
público-alvo do CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO –
CAEE-ESEDE-INESPEC:
I – Alunos com deficiência: aqueles que têm
impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou
sensorial.
II – Alunos com transtornos globais do
desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no
desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na
comunicação ou estereotipias motoras.
III - Inclui-se nessa definição alunos com autismo
clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Ret., transtorno desintegrativo da
infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.
IV – Alunos com altas habilidades/superdotação:
aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas
do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança,
psicomotora, artes e criatividade.
O AEE no CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO – CAEE-ESEDE-INESPEC, será realizado, prioritariamente, na
sala de recursos multifuncionais da própria escola, no turno inverso da
escolarização, não sendo substitutivo às classes comuns.
O CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO – CAEE-ESEDE-INESPEC, poderá criar núcleos especializados
de Atendimento Educacional Especializado para complementar a rede pública ou de
instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos,
a serem conveniadas com a Secretaria de Educação ou órgão equivalente no Estado
ou Municípios.
O CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO – CAEE-ESEDE-INESPEC poderá instituir Atendimento Educacional
Especializado em ambiente hospitalar ou domiciliar, ofertada aos alunos, em
convênio com o respectivo sistema de ensino, sendo o projeto da Educação
Especial, neste caso, complementar ou suplementar.
Os alunos com altas habilidades/superdotação
matriculados no CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO –
CAEE-ESEDE-INESPEC terão suas atividades de enriquecimento curricular
desenvolvidas no âmbito de escolas públicas de ensino regular em interface com
os núcleos de atividades para altas habilidades/superdotação do INESPEC e com
as instituições de ensino superior e institutos voltados ao desenvolvimento e
promoção da pesquisa, das artes e dos esportes.
O CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO – CAEE-ESEDE-INESPEC desenvolverá esforços técnicos para assegurar
a contabilização duplamente, no âmbito do FUNDEB, de acordo com o (DECRETO
FEDERAL Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011. - Dispõe sobre a educação
especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências),
para garantir convênios que possam assegurar a funcionalidade operacional da
entidade escolar, e nesta linha de ação deve recomendar aos pais e responsáveis
pelos alunos que estes sejam matriculados em classe comum de ensino regular
público e de forma suplementar, e concomitante se matriculem no AEE do
CAEE-ESEDE-INESPEC.
Para assegurar o financiamento pela via de
convênios públicos – FUNDEB-MEC-FNDE - do CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO – CAEE-ESEDE-INESPEC, a entidade deve quando da matrícula
no AEE-CAEE-ESEDE-INESPEC, condicionar à matrícula do aluno requerente ao
ensino regular da rede pública, tomando como base às recomendações das
autoridades educacionais, em observância a densidade de dados registrados
no Censo Escolar/MEC/INEP do ano anterior.
A elaboração e a execução do plano de AEE no âmbito do
CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – CAEE-ESEDE-INESPEC são de
competência dos professores que atuam na sala de recursos multifuncionais, em
articulação, podendo se articular com os demais professores do ensino regular,
com a participação das famílias e em interface com os demais serviços setoriais
da saúde, da assistência social, entre outros necessários ao atendimento.
O CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO – CAEE-ESEDE-INESPEC, promoverá através do Conselho de
Professores – promoverá CONGRESSOS, SEMINÁRIOS, ENCONTROS e CURSOS DE
ATUALIZAÇÃO, visando debater projetos pedagógicos das escolas de ensino
regular, visando avaliar e sugerir a institucionalização da oferta do AEE, de
forma a prevê na sua organização institucional - escola.
O CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO – CAEE-ESEDE-INESPEC deve viabilizar:
I – sala de recursos multifuncionais: espaço físico,
mobiliário, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e
equipamentos específicos;
II – matrícula no AEE de alunos matriculados no ensino
regular das escolas públicas do Estado do Ceará ou de outra escola;
III – cronograma de atendimento aos alunos;
IV – plano do AEE: identificação das necessidades
educacionais específicas dos alunos, definição dos recursos necessários e
das atividades a serem desenvolvidas;
V – professores para o exercício da docência do AEE;
VI – outros profissionais da educação: tradutor e
intérprete de Língua Brasileira de Sinais, guia intérprete e outros que atuem
no apoio, principalmente às atividades de alimentação, higiene e locomoção;
VII – redes de apoio no âmbito da atuação
profissional, da formação, do desenvolvimento da pesquisa, do acesso a
recursos, serviços e equipamentos, entre outros que maximizem o AEE.
Parágrafo único. Os profissionais, referidos no inciso
VI, que atuam com os alunos público-alvo da Educação Especial em todas as
atividades escolares nas quais se fizerem necessários.
A proposta de AEE, prevista no projeto pedagógico do
CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – CAEE-ESEDE-INESPEC deve ser
apresentada a Secretaria de Educação ou órgão equivalente, ao qual o
CAEE-ESADE-INESPEC esteja conveniando e receba repasse direto ou indireto
de verbas do FUNDEB.
O CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO – CAEE-ESEDE-INESPEC, deve cumprir as exigências legais
estabelecidas pelo Conselho de Educação do Estado do Ceará, quanto ao seu
cadastro, credenciamento, autorização de funcionamento e organização, em
consonância com as orientações preconizadas neste regimento e no ordenamento da
educação nacional.
Para atuação no AEE, do CENTRO DE ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – CAEE-ESEDE-INESPEC, o professor deve ter
formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação
específica para a Educação Especial ou que no seu currículo escolar acadêmico
seja contemplada alguma disciplina de educação inclusiva, nesta hipótese
requer-se ainda experiência anterior comprovada.
São atribuições do professor do Atendimento
Educacional Especializado do CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO –
CAEE-ESEDE-INESPEC:
I – identificar, elaborar, produzir e organizar
serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as
necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial;
II – elaborar e executar plano de Atendimento
Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos
recursos pedagógicos e de acessibilidade;
III – organizar o tipo e o número de atendimentos aos
alunos na sala de recursos multifuncionais;
IV – acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade
dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino
regular, bem como em outros ambientes da escola;
V – estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais
na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de
acessibilidade;
VI – orientar professores e famílias sobre os recursos
pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno;
VII – ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a
ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação;
VIII – estabelecer articulação com os professores da
sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos
pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação
dos alunos nas atividades escolares.
A partir de uma concepção sócio-interacionista, a
Escola de Educação Básica Feevale - Escola de Aplicação compreende a educação
como construção coletiva permanente, baseada nos princípios de convivência,
solidariedade, justiça, respeito, valorização da vida na diversidade e na busca
do conhecimento. Nessa perspectiva, utiliza-se de uma metodologia cooperativa e
participativa, que contribua na construção da autonomia moral e intelectual de
todos os envolvidos no processo educativo, buscando humanização e a mudança
social.
Dos Objetivos Gerais da Escola e dos Níveis de Ensino
Os objetivos gerais do INESPEC CAEE estão pautados nos
princípios filosóficos da Instituição. Basicamente, pretendem dinamizar um
currículo que contemple temas e preocupações mundiais; resgatar a visão de
totalidade dos sujeitos; estabelecer princípios curriculares que possibilitem a
participação e co-responsabilização dos sujeitos, priorizar uma ação pedagógica
voltada à construção de cidadãos conscientes; garantir o acesso ao conhecimento
sistematizado; e, implementar um espaço de pesquisa. Os referidos objetivos
estão expressos de forma detalhada no Regimento Escolar.
DAS CONCEPÇÕES E PRINCÍPIOS
Concepção
de Escola.
O CAEE, inserido no contexto social, inscreve-se como
a instituição que oportuniza a vivência de experiências culturais mais amplas e
diversificadas. A família, o simples convívio social, os meios de comunicação
e, até mesmo, o trabalho, nem sempre possuem condições de propiciar essa
vivência.
A ação educativa, no CAEE INESPEC apresenta como
proposta pedagógica a premissa de que o conhecimento é construído nas
discussões coletivas e que as relações de aprendizagem possibilitam a
reversibilidade de papéis no ato de ensinar e aprender. Nesse sentido, CANÁRIO (2006, p.11) indica
que
[...]O objetivo seria que cada escola pudesse
transformar-se em um centro de educação permanente, profundamente enraizada no
contexto local e capaz de fazer interagir múltiplos tipos de aprendentes. O que
está em causa é fazer da escola um lugar onde todos possam aprender e se tornem
habituais situações de reversibilidade dos papéis de ensinar e aprender[...]
O CAEE insere-se, dialeticamente, na sociedade e, por
isso, os/as alunos/as não estão num dado momento, sendo preparados/as para a
vida e em outro vivendo. A aprendizagem precisa acontecer a partir de problemas
reais. Assim, educar é mais que reproduzir conhecimento. É, sobretudo,
responder aos desafios da sociedade na busca da transformação. Portanto, “os
sujeitos que hoje vão à escola constituem uma população altamente
diversificada, o que gera a necessidade de prestar atenção às diferentes maneiras de interpretar o mundo, o conhecimento e as
relações sociais.” ( MENEZES, 2006).
Além de ser um espaço de conhecimentos sistematizados,
a escola a partir de sua prática diária,
busca a superação de preconceitos e combate às atitudes discriminatórias. Da
mesma forma o espaço de convivência de crianças e jovens de origens e níveis
socioeconômicos diferentes, com costumes, dogmas religiosos e visões de mundo
compõem a diversidade da escola. Portanto conforme afirma GADOTTIA escola
integra e articula os novos espaços de formação criados pela sociedade da
informação. Ela deixa de ser “lecionadora” para ser cada vez mais “gestora” da
informação generalizada, construtora e reconstrutora de saberes e conhecimentos
socialmente significativos. Portanto, ela tem um papel mais articulador da
cultura, um papel mais dirigente e agregador de pessoas, movimentos,
organizações e instituições. ( 2006, p.55)
Concepção de Currículo
A concepção de currículo, adotada pelo CAEE INESPEC
pretende ultrapassar a estrutura linear e compartimentalizada das disciplinas
isoladas e desarticuladas.
Assim, busca relações de reciprocidade e colaboração
entre as diversas áreas em uma atitude dialógica e cooperativa permanente,
necessária à compreensão das múltiplas relações que constituem o mundo da vida,
no qual os sujeitos, mediados pela comunicação, organizam-se e interagem
construindo saber, cultura e condições necessárias à existência. Corrobora com
essa idéia FERRAÇO: Pensar os currículos de uma escola pressupõe, então, viver
seu cotidiano que inclui, além do que é formal e tradicionalmente estudado,
toda uma dinâmica das relações estabelecidas, ou seja, para se poder falar dos
currículos praticados nas escolas, é necessário estudar os hibridismos
culturais vividos nos cotidianos. (2006, p. 10)
O currículo deve redimensionar, constantemente, os espaços
e tempos escolares, revendo concepções e práticas pedagógicas. Nesse contexto,
a formação permanente dos/as educadores é indispensável, promovendo a
cooperação entre os implicados no processo educativo, possibilitando mudanças, a partir de uma práxis reflexiva, tendo em vista a qualificação do processo de
ensino – aprendizagem.
Todo o processo de educação escolar, por ser
intencional e sistemático, implica a elaboração e realização de um programa de
experiências pedagógicas a serem vivenciadas em sala de aula, na escola e fora
dela. O currículo é entendido aqui como o conjunto dessas atividades,
carregadas de sentido, com uma intencionalidade educativa, capaz de indicar os
caminhos, admitindo mudanças, atalhos, alterações significativas em busca da aprendizagem
de todos os alunos. Assim, a educação ultrapassa a reprodução de saberes e
fazeres, possibilitando a troca de experiências e a construção de aprendizagens
significativas.
Dessa forma, o currículo está diretamente relacionado
ao contexto sócio-político-cultural e, assim, é construído de forma dinâmica e
participativa através de uma abordagem interdisciplinar, tendo em vista,
prioritariamente, a formação do cidadão comprometido eticamente com a
transformação da sociedade.
Especificamente em relação aos alunos com necessidades
educativas especiais por
suas habilidades e não por suas limitações a equipe
CAEE INESPEC deve direcionar um currículo flexível no AEE. E por princípios
na busca da resposta para problemas
surgidos na aprendizagem do aluno, pode-se argumentar que nosso jovem com
deficiência intelectual como qualquer outro jovem, deve ser visto como ser
ativo, capaz de cuidar de suas necessidades pessoais e colaborar nas atividades
da casa e na comunidade.
No dia a dia observamos que, são grandes as
dificuldades no desenvolvimento das atividades propostas, como também nos
cuidados pessoais e principalmente na sua dependência como pessoa; como
cidadão. Nestes últimos anos nossa escola especializada no atendimento a alunos
com deficiência intelectual, tem recebido uma clientela com maior
comprometimento e limitações, inclusive nas atividades de vida diária.
Apresentam necessidades em adquirir maior autonomia na
execução de tarefas simples, considerando que essas habilidades contribuirão
para melhora de sua qualidade de vida. Assim na medida da realidade pontual
adotaremos e desenvolveremos o Currículo Funcional como( e é) uma proposta de
ensino que visa à melhoria da qualidade de vida diária dos nossos educandos. De
modo geral, trata-se de um empreendimento de ensino projetado para oferecer
oportunidades para nossos jovens aprenderem naturalmente habilidades que são
importantes para torná-los mais independentes, produtivos e felizes em diversas
áreas importantes da vida humana em família e em comunidade.
O currículo não deve ser concebido de maneira a ser o
aluno quem se adapte aos moldes que oferece, mas como um campo aberto à
diversidade. Tal diversidade não deve ser entendida no sentido de que cada
aluno poderia aprender coisas diferentes, mas sim de diferentes maneiras ... (
PASTOR. 1995 p. 142-14). A intervenção dos docentes especializados do CAEE
INESPEC, como professores nesse processo
de mediação está baseada na credibilidade das mudanças. Entendemos que o
educando e educador são modificáveis, havendo um processo de “troca”,
estabelecendo-se um vínculo de respeito, amabilidade e conseqüentemente o
processo de ensino e aprendizagem terá grande probabilidade de ser efetivado.
Desde 2012, o mestrando Especialista Professor César
Venâncio, com apoio da Presidência INESPEC implantou no CAEE o Núcleo de
Neurociência Clínica, e através de estudos e pesquisas procurou-se compreender
a importância do currículo no processo ensino-aprendizagem, dando um enfoque
maior no Currículo Funcional, dentro da Educação Especial. Este trabalho busca
contribuir com o professor através de estratégias de ensino-aprendizagem e
atividades funcionais a serem desenvolvidas com os educandos deficientes
intelectuais; oportunizando a vivência das tarefas do cotidiano (atividades
práticas e diárias) no ambiente escolar, possibilitando também o
desenvolvimento de comportamento adequado para o convívio social.
Assim, a partir de 2015, o trabalho desenvolvido
anteriormente deve vir ao encontro com as necessidades dos educandos, a fim de
que possam construir sua cidadania e se tornarem indivíduos produtivos e
participativos do processo de desenvolvimento pessoal e familiar.
Por conclusão se firma comos diretrizes os
pressupostos para a formação de um currículo na linha de raciocínio já
prolatado(os fins do currículo):
OBJETIVOS.
• Proporcionar atividades educativas e indicar
estratégias aos educadores para o desenvolvimento de habilidades funcionais e
conhecimentos que serão importantes para tornar a pessoa com deficiência
intelectual independente e produtiva, conforme suas possibilidades na sua vida
escolar, familiar e social.
• Educar, ensinar e instruir para a vida prática,
proporcionando o desenvolvimento de comportamento e atitude adequados para o
convívio social. Oportunizando a vivência das tarefas do cotidiano no ambiente
escolar, denominadas AVPs (Atividades de Vida Diária) e AVDs (Atividades de
Vida Prática) melhorando assim a sua qualidade de vida.
METODOLOGIA.
O INESPEC CAEE desenvolveu algumas diretrizes(este
projeto de currículo, por exemplo) originado na observação direta, na reflexão
e nos registros sobre as práticas pedagógicas do professores de Educação
Especial realizadas em sala de aula, no CAEE com alunos deficientes
intelectuais que apresentam maiores dificuldades.
O CAEE deve destinar-se a proporcionar atividades
educativas e indicar estratégias aos nossos educandos que possibilitem o
desenvolvimento de habilidades que serão importantes para torná-los mais
independentes na convivência do dia-a-dia, na comunidade escolar, familiar e
social, onde estão inseridos.
A metodologia utilizada deve leva os alunos a
vivenciarem experiências da vida diária em casa, na comunidade e na escola,
para uma melhor qualidade de vida(Nesse sentido o Coordenador do CAEE INESPEC
escreveu cinco livros sobre o assunto de forma indireta), que envolveu a
pesquisa bibliográfica e a pesquisa participativa.
A pesquisa bibliográfica para os fins aqui proposto
baseou-se em livros, documentos e artigos com o intuito de enriquecer o
referencial teórico e conhecer melhor o tema em questão. Reconhecendo que não
há um único método ideal para todos os educandos, estaremos o par de diferentes
metodologias e saberemos adaptá-las conforme as necessidades de cada aluno,
visando o desenvolvimento de comportamentos e atitudes adequadas para o
convívio social e também uma maior autonomia nas atividades de vida prática.
Assim, a entidade INESPEC e CAEE deve desenvolver
pesquisas participativas e envolver vínculos entre os pesquisadores e os
pesquisados, podendo estabelecer um elo de conhecimento da realidade, o que
permite um bom desenvolvimento qualitativo.
De acordo com MINAYO, DESLANDES e CRUZ NETO (2001,
p.57), a pesquisa participativa é a fase de exploração de campo e o trabalho se
apresenta como uma possibilidade de se conseguir uma aproximação com o que se
deseja conhecer e estudar. É ocupado pelas pessoas e grupos convivendo numa
dinâmica de interação social, da qual seremos participantes do processo também.
Buscando uma aproximação adequada com as pessoas
selecionadas para o estudo, com a apresentação da proposta de estudo aos grupos
envolvidos, uma comunicação verbal e prática diária com trocas positivas, onde
cada dia de trabalho seja refletido e avaliado.
Entre 2012/2014 o CAEE INESPEC desenvolveu pesquisas
para a NEUROCIÊNCIA, estas pesquisas
caracterizou-se como qualitativa, utilizando-se observações como instrumento,
bem como as atividades realizadas pelos alunos:
• Práticas de produção de alimentos simples, de
organização e limpeza na cozinha pedagógica. Normas de comportamento e higiene
neste ambiente.
• Orientação nos diversos aspectos de higiene e
principalmente aos seus cuidados pessoais. Realização de atividades de psicomotricidade
para o desenvolvimento da consciência corporal; locomoção,
equilíbrio,organização espacial .
• Visitas orientadas a diversos locais onde possam
ampliar seus conhecimentos e tornarem-se mais independentes.
• Realização de trabalhos manuais.
• Se inclui na proposta da entidade, a necessidades de
fazermos também, leituras e análises de autores relacionados ao assunto
estudado, os quais vão nos dar subsídios para desenvolver este trabalho de
melhoria e aperfeiçoamento do currículo para o AEE CAEE INESPEC.
Concepção de Avaliação na Educação Especial – AEE.
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