Scholé & schola.
O aspecto antropológico funcional
da entidade escola.
A escola tem uma importância
funcional, ou seja, de desempenho institucional social. Dentro do conceito do
funcionalismo. Para este conceito a escola e, cada instituição exerce uma
função específica na sociedade e o seu mau funcionamento significa um
desregramento da própria sociedade.
No contexto antropológico, o
funcionalismo, do Latim fungere, 'desempenhar' - é um ramo da antropologia e
das ciências sociais que procura explicar aspectos da sociedade em termos de
funções.
A sua interpretação de sociedade
está diretamente relacionada com o estudo do fato social, que, segundo Émile
Durkheim, apresenta características específicas: exterioridade e a
coercitividade. O fato social é exterior, na medida em que existe antes do
próprio indivíduo, e coercivo, na medida em que a sociedade se impõe, sem o
consentimento prévio do indivíduo.
A escola e o PPE em uma visão
ideológica de estado democrático e de resultado, tem no funcionalismo os meios
coletivos de satisfazer necessidades biológicas, sociais e
políticas individuais, vindo
mais tarde a se concentrar nas maneiras como as instituições sociais satisfazem
necessidades sociais, especialmente a solidariedade social.
O funcionalismo
juntamente com a teoria do conflito e o interacionismo é uma das três
principais tradições sociológicas, juntamente com o Socialismo e o Positivismo. Podemos dizer que este funcionalismo
nas ciências sociais, especificamente na sociologia e na antropologia
sociocultural, (também chamado análise funcional) é uma filosofia sociológica que
originalmente
tenta explicar as instituições sociais como a escola, finalmente. Por fim a
escola é sim, uma “filosofia sociológica”.
Bentley, Jerry
H. (2006) doutrina que...
“O
conceito de unir estudantes em um local separado para a aprendizagem existe
desde a Antiguidade Clássica. O ensino fundamental existe provavelmente desde a
Grécia antiga, Roma antiga, Índia antiga e China antiga”.
A palavra “escola” deriva da
língua do grega, “scholé” e do termo latino “schola”. É uma instituição
concebida para o ensino de alunos sob a direção de professores. As
nações na sua maioria detêm sistemas formais de educação, que
geralmente são obrigatórios. Nestes sistemas, os estudantes progridem através
de uma série de níveis escolares e sucessivos.
Os nomes para esses níveis nas
escolas variam por país, mas geralmente incluem o ensino fundamental (ensino básico)
para crianças e o ensino médio (ensino secundário) para os adolescentes que
concluíram o fundamental.
A escola universitária é uma
instituição onde o ensino superior é
ensinado, é comumente chamada de faculdade ou universidade.
Além destas, os alunos também
podem frequentar outras instituições escolares, antes e depois do ensino
fundamental. A pré-escola fornece
uma escolaridade básica para as crianças mais jovens. As profissionalizantes, faculdades ou seminários podem
estar disponíveis antes, durante ou depois do ensino médio.
A escola também pode ser dedicada
a um campo particular, como uma escola de economia ou
de música, por exemplo.
As escolas podem ser públicas ou
particulares. Podem ser mistas, femininas ou masculinas. Podem ser colégios de aplicação. Podem ser exclusivas para crianças com “necessidades
especiais”, ou deficientes, etc. Podem
ser escolas religiosas. Escolas para adultos incluem instituições de alfabetização, de treinamento
corporativo, militar e escolas de negócios. Entendendo a escola como instituição pode conceituá-la
como parte da estrutura ou mecanismo de ordem social, que regulam o
comportamento de um conjunto de indivíduos dentro de uma determinada
comunidade. Instituições, entre elas a escola, são identificadas com uma função
social, que transcende os indivíduos e as intenções mediando às regras que
governam o comportamento vivo. Na definição de Huntington, são "padrões de
comportamento recorrentes, valorizados e estáveis." A escola uma vez
organizada sob o escopo de regras e normas visa à ordenação das interações
entre os indivíduos e entre estes e suas respectivas formas organizacionais.
Com outras palavras, as instituições sociais têm seu papel fundamental no
processo de socialização, ou seja, tem como objetivo fazer um indivíduo
tornar-se membro da sociedade.
O termo "instituição"
comumente se aplica tanto às instituições informais quanto como a padrões de
comportamento ou costumes importantes para uma sociedade, e em particular às
instituições formais criados por entidades como os governos e serviços públicos
- instituições como a família são suficientemente amplas para abranger outras
instituições.

Componentes da maioria das escolas.
As escolas são espaços
organizados propostos para o ensino e a aprendizagem. As salas de aula, onde os
professores ensinam e os alunos aprendem, são de importância central, mas as
escolas típicas têm muitas outras áreas, que podem incluir:
I.
Cantina ou refeitório,
onde os alunos almoçam ou lancham;
II.
Quadra de esportes ou
ginásio, local onde os alunos participam em esportes ou educação física
prática;
III.
Auditório ou sala onde
acontecem eventos, tais como assembléias;
IV.
Escritório ou
coordenação, onde o trabalho administrativo da escola é feito;
V.
Biblioteca, onde os
alunos consultam livros e revistas e muitas vezes usam computadores;
VI.
Salas de aula
especializadas, incluindo laboratórios de ciência;
VII.
Laboratórios de
informática, onde o computador com internet é usado para trabalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário