segunda-feira, 12 de março de 2018

TEXTO PARA ATIVIDADES 495054 AULA


Scholé & schola.

O aspecto antropológico funcional da entidade escola.
A escola tem uma importância funcional, ou seja, de desempenho institucional social. Dentro do conceito do funcionalismo. Para este conceito a escola e, cada instituição exerce uma função específica na sociedade e o seu mau funcionamento significa um desregramento da própria sociedade.

No contexto antropológico, o funcionalismo, do Latim fungere, 'desempenhar' - é um ramo da antropologia e das ciências sociais que procura explicar aspectos da sociedade em termos de funções.

A sua interpretação de sociedade está diretamente relacionada com o estudo do fato social, que, segundo Émile Durkheim, apresenta características específicas: exterioridade e a coercitividade. O fato social é exterior, na medida em que existe antes do próprio indivíduo, e coercivo, na medida em que a sociedade se impõe, sem o consentimento prévio do indivíduo.

A escola e o PPE em uma visão ideológica de estado democrático e de resultado, tem no funcionalismo os  meios coletivos de satisfazer necessidades biológicas, sociais e políticas individuais, vindo mais tarde a se concentrar nas maneiras como as instituições sociais satisfazem necessidades sociais, especialmente a solidariedade social.

O funcionalismo juntamente com a teoria do conflito e o interacionismo é uma das três principais tradições sociológicas, juntamente com o Socialismo e o Positivismo. Podemos dizer que este funcionalismo nas ciências sociais, especificamente na sociologia e na antropologia sociocultural, (também chamado análise funcional) é uma filosofia sociológica que
originalmente tenta explicar as instituições sociais como a escola, finalmente. Por fim a escola é sim, uma “filosofia sociológica”. 

Bentley, Jerry H. (2006) doutrina que...

 O conceito de unir estudantes em um local separado para a aprendizagem existe desde a Antiguidade Clássica. O ensino fundamental existe provavelmente desde a Grécia antiga, Roma antiga, Índia antiga e China antiga”.


A palavra “escola” deriva da língua do grega, “scholé” e do termo latino “schola”. É uma instituição concebida para o ensino de alunos sob a direção de professores. As nações na sua maioria detêm sistemas formais de educação, que geralmente são obrigatórios. Nestes sistemas, os estudantes progridem através de uma série de níveis escolares e sucessivos.
Os nomes para esses níveis nas escolas variam por país, mas geralmente incluem o ensino fundamental (ensino básico) para crianças e o ensino médio (ensino secundário) para os adolescentes que concluíram o fundamental.

A escola universitária é uma instituição onde o ensino superior é ensinado, é comumente chamada de faculdade ou universidade.

Além destas, os alunos também podem frequentar outras instituições escolares, antes e depois do ensino fundamental. A pré-escola fornece uma escolaridade básica para as crianças mais jovens. As profissionalizantesfaculdades ou seminários podem estar disponíveis antes, durante ou depois do ensino médio.

A escola também pode ser dedicada a um campo particular, como uma escola de economia ou de música, por exemplo.

As escolas podem ser  públicas ou particulares. Podem ser mistas, femininas ou masculinas. Podem ser colégios de aplicação. Podem ser exclusivas para crianças com “necessidades especiais”, ou deficientes, etc. Podem ser escolas religiosas. Escolas para adultos incluem instituições de alfabetização, de treinamento corporativo, militar e escolas de negócios. Entendendo a escola como instituição pode conceituá-la como parte da estrutura ou mecanismo de ordem social, que regulam o comportamento de um conjunto de indivíduos dentro de uma determinada comunidade. Instituições, entre elas a escola, são identificadas com uma função social, que transcende os indivíduos e as intenções mediando às regras que governam o comportamento vivo. Na definição de Huntington, são "padrões de comportamento recorrentes, valorizados e estáveis." A escola uma vez organizada sob o escopo de regras e normas visa à ordenação das interações entre os indivíduos e entre estes e suas respectivas formas organizacionais. Com outras palavras, as instituições sociais têm seu papel fundamental no processo de socialização, ou seja, tem como objetivo fazer um indivíduo tornar-se membro da sociedade.
O termo "instituição" comumente se aplica tanto às instituições informais quanto como a padrões de comportamento ou costumes importantes para uma sociedade, e em particular às instituições formais criados por entidades como os governos e serviços públicos - instituições como a família são suficientemente amplas para abranger outras instituições.
LIVRO DO CAEE.png
Componentes da maioria das escolas.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/05/Quadra_Escola_7.JPG/220px-Quadra_Escola_7.JPG Quadra de uma escola em Rondônia, no Brasil, em 2015.
As escolas são espaços organizados propostos para o ensino e a aprendizagem. As salas de aula, onde os professores ensinam e os alunos aprendem, são de importância central, mas as escolas típicas têm muitas outras áreas, que podem incluir:
I.                        Cantina ou refeitório, onde os alunos almoçam ou lancham;
II.                        Quadra de esportes ou ginásio, local onde os alunos participam em esportes ou educação física prática;
III.                        Auditório ou sala onde acontecem eventos, tais como assembléias;
IV.                        Escritório ou coordenação, onde o trabalho administrativo da escola é feito;
V.                        Biblioteca, onde os alunos consultam livros e revistas e muitas vezes usam computadores;
VI.                        Salas de aula especializadas, incluindo laboratórios de ciência;
VII.                        Laboratórios de informática, onde o computador com internet é usado para trabalhos.

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