O
histórico e o surgimento do Projeto Político Pedagógico.
Todos sabem que,
desde 1996, quando foi promulgada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LBD), todas as instituições de ensino precisam ter um PPP.
Entretanto, o que muitos não sabem é em que contexto surgiu essa ideia. A década de 1980 foi marcada por um movimento
de democratização no Brasil. Internacionalmente não era diferente; nesse
período, o mundo começava a questionar o modelo de Estado intervencionista, no
qual havia uma centralização e verticalização das decisões tomadas em todas as
instituições, inclusive na escola. Nesse contexto, em 1988 o Fórum Nacional em
Defesa da Escola Pública começou a batalhar para que fosse instituída uma
gestão democrática do ensino público. Esse conceito tinha por objetivo conceder
autonomia a cada instituição de ensino. Outro tópico importante é que, nesse
período, as escolas passaram a receber alunos egressos de comunidades antes
excluídas. Ou seja, existia uma necessidade latente para que as escolas se
adaptassem às novas realidades.
E assim, devido ao
contexto nacional e internacional, o projeto pedagógico foi instituído na
Constituição de 1988. A partir de então, a realidade local começou a fazer
parte das considerações gerais a serem analisadas na instituição das diretrizes
de uma escola.
É através dos
princípios democráticos apontados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB) de 1996 que podemos encontrar o aporte legal da escola na
elaboração da sua proposta pedagógica. De acordo com os artigos 12, 13 e 14 da
LDB, a escola tem autonomia para elaborar e executar sua proposta pedagógica,
porém, deve contar com a participação dos profissionais da educação e dos
conselhos ou equivalentes na sua elaboração.
Apesar das escolas
se basearem em normas gerais da educação, as unidades escolares se diferenciam
entre si, pois cada instituição tem suas necessidades e princípios específicos.
Outro ponto que as diferem é a região em que cada escola se situa, bem como os
desejos de cada membro envolvido na construção do projeto educativo.
LDB - Estabelece as
diretrizes e bases da educação nacional.
Presidência da República
Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos |
Estabelece as diretrizes e bases da
educação nacional.
|
O
PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional
decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
TÍTULO
IV
Da
Organização da Educação Nacional
Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as
normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:
VI - articular-se com as famílias e a comunidade,
criando processos de integração da sociedade com a escola;
VII - informar pai e mãe, conviventes ou não com seus
filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e
rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da
escola; (Redação dada pela Lei nº 12.013, de 2009)
VIII – notificar ao Conselho Tutelar do
Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do
Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas
acima de cinqüenta por cento do percentual permitido em
lei. (Incluído pela Lei nº 10.287, de 2001)
II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a
proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
V - ministrar os dias letivos e horas-aula
estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao
planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da
gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas
peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
Como profissão, o ensino tem
níveis globais de estresse que estão entre os maiores de qualquer profissão em
alguns países, como o Reino Unido. O grau deste problema está se tornando cada
vez maior. A formação de professores, cada vez mais, reconhece a necessidade de
treinar os novos profissionais para a superação dos desafios de saúde mental que
podem ter de enfrentar. Geralmente, o estresse afeta os alunos mais severamente
do que os professores, até o ponto de os alunos necessitarem de medicamentos.
Reivindica-se que esse estresse é relacionado aos testes padronizados e à
pressão sobre os estudantes para eles pontuarem acima da média(Work-Related Stress in teaching. Wrsrecovery.com). O PPP pode ser a referência para amenizar esta
problematica, ou seja: “estresse”.
O que é o Projeto Político
Pedagógico?
“Por que e
com qual função existe esse espaço educativo?”
Essa é a indagação que serve como base para a elaboração
de Projeto Político Pedagógico. Elaborar esse tipo de projeto é criar um guia
para que a comunidade escolar — alunos, pais, professores, funcionários e
gestores — consigam transformar sua própria realidade.
Na prática, o documento estipula quais são os objetivos
da instituição e o que a escola, em todas as suas dimensões, vai fazer para
alcançá-los. Nele, serão considerados todos os âmbitos que compõem o ambiente
educacional, como:
A proposta curricular: nela deve ficar claro o que será ensinado e qual
será a metodologia adotada. Ela deve trazer, ainda, as diretrizes adotadas pela
instituição para avaliação da aprendizagem, bem como do próprio método de
ensino;
Diretrizes sobre
a formação dos professores: o documento deve ser claro sobre a forma com que a
equipe docente vai se organizar para cumprir a proposta curricular. Além disso,
deve haver um plano para desenvolvimento e capacitação contínuos dessa equipe;
Diretrizes para a gestão administrativa: para que a proposta curricular e
as diretrizes sobre a equipe sejam cumpridas é necessário que exista um suporte
administrativo bem organizado. O documento apontará o caminho para que a gestão
da escola viabilize os outros pontos.
Em suma, o documento será como um mapa para que a
instituição alcance seu potencial máximo, adequando-se ao contexto no qual está
inserida e contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de seus alunos.
A Conferência Nacional de Educação (Conae) destaca o projeto
político pedagógico e reforçaram a ideia de que sua existência é um dos pilares
mais fortes na construção de uma gestão democrática. "Por meio dele, o
gestor reconhece e concretiza a participação de todos na definição de metas e
na implementação de ações. Além disso, a equipe assume a responsabilidade de
cumprir os combinados e estar aberta a cobranças", aponta Maria Márcia
Sigrist Malavasi, coordenadora do curso de Pedagogia e pesquisadora do
Laboratório de Observação e Estudos Descritivos da Faculdade de Educação da
Universidade de Campinas (Loed/Unicamp).
Projeto político-pedagógico (PPP).
Conceitos que dão forma ao
Projeto Político Pedagógico. Os conceitos que aparecem no nome do documento
também podem ser úteis para esclarecer a necessidade do Projeto Político
Pedagógico. Exemplos:
Projeto: é uma reunião de propostas que têm como
objetivo a realização de uma ação. Assim, essa palavra traz a idéia de futuro,
que tem como ponto de partida o presente;
Político: esse termo está presente por considerar a função social das
instituições de ensino. Assim, seu significado está relacionado à possibilidade
de fazer da escola um espaço emancipatório e que atua na formação de cidadãos
ativos na construção da sociedade;
Pedagógico: a palavra define o conjunto de métodos
utilizados na educação para que cada sujeito se desenvolva de forma global.
Assim, nesse documento, o termo faz menção a todos os projetos e atividades
educacionais que são utilizadas nos processos de ensino e aprendizagem.
Assim, o gestor e a direção
da escola, além de sua comunidade em geral devem pensar
em todos esses conceitos como sendo dimensões. Perceba que, sendo o
objetivo do PPP estipular quais são os objetivos da instituição e o que a
escola fará para alcançá-los, essas dimensões são complementares. O PPP é uma
ferramenta flexível. Devemos entender e ficar claro que o PPP é um documento que deve observar a
realidade da comunidade escolar. Sendo assim, ele deverá atender cada pessoa e
todas ao mesmo tempo. Assim, a ferramenta deve tentar alcança a complexidade da
comunidade por isso que essa ferramenta deve ser completa, ganhando força de um
guia, além de flexibilidade, a fim de que se adapte às necessidades de cada
estudante.
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