segunda-feira, 12 de março de 2018

TEXTO PARA ATIVIDADES 495056 AULA


O histórico e o surgimento do Projeto Político Pedagógico.


Todos sabem que, desde 1996, quando foi promulgada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD), todas as instituições de ensino precisam ter um PPP. Entretanto, o que muitos não sabem é em que contexto surgiu essa ideia.  A década de 1980 foi marcada por um movimento de democratização no Brasil. Internacionalmente não era diferente; nesse período, o mundo começava a questionar o modelo de Estado intervencionista, no qual havia uma centralização e verticalização das decisões tomadas em todas as instituições, inclusive na escola. Nesse contexto, em 1988 o Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública começou a batalhar para que fosse instituída uma gestão democrática do ensino público. Esse conceito tinha por objetivo conceder autonomia a cada instituição de ensino. Outro tópico importante é que, nesse período, as escolas passaram a receber alunos egressos de comunidades antes excluídas. Ou seja, existia uma necessidade latente para que as escolas se adaptassem às novas realidades.

E assim, devido ao contexto nacional e internacional, o projeto pedagógico foi instituído na Constituição de 1988. A partir de então, a realidade local começou a fazer parte das considerações gerais a serem analisadas na instituição das diretrizes de uma escola.

É através dos princípios democráticos apontados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 que podemos encontrar o aporte legal da escola na elaboração da sua proposta pedagógica. De acordo com os artigos 12, 13 e 14 da LDB, a escola tem autonomia para elaborar e executar sua proposta pedagógica, porém, deve contar com a participação dos profissionais da educação e dos conselhos ou equivalentes na sua elaboração.

Apesar das escolas se basearem em normas gerais da educação, as unidades escolares se diferenciam entre si, pois cada instituição tem suas necessidades e princípios específicos. Outro ponto que as diferem é a região em que cada escola se situa, bem como os desejos de cada membro envolvido na construção do projeto educativo.

LDB - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
TÍTULO IV
Da Organização da Educação Nacional
Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:
I - elaborar e executar sua proposta pedagógica;
II - administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros;
III - assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;
IV - velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;
V - prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento;
VI - articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola;
VII - informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.
VII - informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola;           (Redação dada pela Lei nº 12.013, de 2009)
VIII – notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinqüenta por cento do percentual permitido em lei.             (Incluído pela Lei nº 10.287, de 2001)
Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de:
I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
III - zelar pela aprendizagem dos alunos;
IV - estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;
V - ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
VI - colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
Como profissão, o ensino tem níveis globais de estresse que estão entre os maiores de qualquer profissão em alguns países, como o Reino Unido. O grau deste problema está se tornando cada vez maior. A formação de professores, cada vez mais, reconhece a necessidade de treinar os novos profissionais para a superação dos desafios de saúde mental que podem ter de enfrentar. Geralmente, o estresse afeta os alunos mais severamente do que os professores, até o ponto de os alunos necessitarem de medicamentos. Reivindica-se que esse estresse é relacionado aos testes padronizados e à pressão sobre os estudantes para eles pontuarem acima da média(Work-Related Stress in teaching. Wrsrecovery.com). O PPP pode ser a referência para amenizar esta problematica, ou seja: “estresse”.

O que é o Projeto Político Pedagógico?

“Por que e com qual função existe esse espaço educativo?”

Essa é a indagação que serve como base para a elaboração de Projeto Político Pedagógico. Elaborar esse tipo de projeto é criar um guia para que a comunidade escolar — alunos, pais, professores, funcionários e gestores — consigam transformar sua própria realidade.

Na prática, o documento estipula quais são os objetivos da instituição e o que a escola, em todas as suas dimensões, vai fazer para alcançá-los. Nele, serão considerados todos os âmbitos que compõem o ambiente educacional, como:
A proposta curricular: nela deve ficar claro o que será ensinado e qual será a metodologia adotada. Ela deve trazer, ainda, as diretrizes adotadas pela instituição para avaliação da aprendizagem, bem como do próprio método de ensino;

Diretrizes sobre a formação dos professores: o documento deve ser claro sobre a forma com que a equipe docente vai se organizar para cumprir a proposta curricular. Além disso, deve haver um plano para desenvolvimento e capacitação contínuos dessa equipe;

Diretrizes para a gestão administrativa: para que a proposta curricular e as diretrizes sobre a equipe sejam cumpridas é necessário que exista um suporte administrativo bem organizado. O documento apontará o caminho para que a gestão da escola viabilize os outros pontos.

Em suma, o documento será como um mapa para que a instituição alcance seu potencial máximo, adequando-se ao contexto no qual está inserida e contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de seus alunos.

A Conferência Nacional de Educação (Conae) destaca o projeto político pedagógico e reforçaram a ideia de que sua existência é um dos pilares mais fortes na construção de uma gestão democrática. "Por meio dele, o gestor reconhece e concretiza a participação de todos na definição de metas e na implementação de ações. Além disso, a equipe assume a responsabilidade de cumprir os combinados e estar aberta a cobranças", aponta Maria Márcia Sigrist Malavasi, coordenadora do curso de Pedagogia e pesquisadora do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos da Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (Loed/Unicamp).


Projeto político-pedagógico (PPP).

Conceitos que dão forma ao Projeto Político Pedagógico. Os conceitos que aparecem no nome do documento também podem ser úteis para esclarecer a necessidade do Projeto Político Pedagógico.  Exemplos:

Projeto: é uma reunião de propostas que têm como objetivo a realização de uma ação. Assim, essa palavra traz a idéia de futuro, que tem como ponto de partida o presente;
Político: esse termo está presente por considerar a função social das instituições de ensino. Assim, seu significado está relacionado à possibilidade de fazer da escola um espaço emancipatório e que atua na formação de cidadãos ativos na construção da sociedade;
Pedagógico: a palavra define o conjunto de métodos utilizados na educação para que cada sujeito se desenvolva de forma global. Assim, nesse documento, o termo faz menção a todos os projetos e atividades educacionais que são utilizadas nos processos de ensino e aprendizagem.

Assim, o gestor e a direção da escola, além de sua comunidade em geral devem  pensar  em todos esses conceitos como sendo dimensões. Perceba que, sendo o objetivo do PPP estipular quais são os objetivos da instituição e o que a escola fará para alcançá-los, essas dimensões são complementares. O PPP é uma ferramenta flexível. Devemos entender e ficar claro que  o PPP é um documento que deve observar a realidade da comunidade escolar. Sendo assim, ele deverá atender cada pessoa e todas ao mesmo tempo. Assim, a ferramenta deve tentar alcança a complexidade da comunidade por isso que essa ferramenta deve ser completa, ganhando força de um guia, além de flexibilidade, a fim de que se adapte às necessidades de cada estudante.

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